Bruna Escreveu:Foi não, nem sabia dessa treta.
Pra falar a verdade, não imaginei que alguém tivesse tretado por causa disso, já que a dublagem aqui no Brasil não tem muitos holofotes. Quis trazer a discussão mais como se fosse "inédita". Eu acho que se tivessem escalado um elenco de dubladores negros pra fazerem esses personagens - exceto, é claro, nos atores que não são negros - daria uma publicidade bacana.
E sobre voz não ter etnia: acho que todo mundo se lembra daquele post no Face da Beyoncé, divulgando o elenco de dubladores do remake de Rei Leão, inteiramente composto por afro-descendentes, salvo Billy Eichner e Seth Rogen que farão Timão e Pumba, respectivamente.
Sobre isso: até acho que seria possível ter dubladores negros e pardos para a maioria dos personagens. Agora, não acho válido deixar o talento de lado enquanto critério. Hipoteticamente falando, você pode optar entre um dublador branco e um dublador negro, o branco se sair melhor nos testes, mas escolher o negro apenas pela questão racial, o que não seria justo.
Quanto ao remake do Rei Leão, lá nos EUA esses grandes filmes costumam ter toda uma promoção em cima das vozes originais, então os rostos dos atores acabam colaborando, seja por questão racial ou não. Aqui tenta-se fazer isso com dublagens de animações e mais recentemente games, no caso os star talents. No fim das contas, brancos ou negros, são star talents que estão ali pra promover o filme.
No fim das contas, toda essa treta com o filme (independentemente da dublagem ou não) desvirtua a obra do que ela de fato é. Pantera Negra ainda é um filme de super heróis, e não o bastião de um movimento social. A maioria do cast é de atores negros simplesmente pelos personagens da HQ o serem, e pela ambientação. Tentar politizar em cima de uma obra dessas não é o mais produtivo pra combater o racismo, que infelizmente existe e tem que ser enfrentado, mas discordo das vias e das formas pelas quais muitos o fazem hoje.