taz Escreveu:Na verdade, ele sempre dublou meio mundo de atores que não combinavam com ele, como por exemplo Robin Williams. Mas naquela época ele dublava quase todo mundo, e protagonizava quase tudo. Eu acho que ele pode estar um pouco 'enferrujado', digamos assim. Na minha opinião ele continua sendo um grande dublador. Embora, eu não tenha visto muita coisa atual dele, portanto não posso comentar a respeito.É verdade, concordo plenamente, o Luís Manuel é outro que continua em ótima forma. Ao menos até a época de Apenas um Show. Evidente que a voz dele mudou, ficou um pouco mais "rasgada", mas são quase 60 anos de carreira, é realmente impressionante que ele tenha mantido tamanha saúde vocal, quando dubladores com menos idade já apresentam sinais de envelhecimento claríssimos na voz.
E tbem não é só ele, o Francisco José também mudou e muito a voz, e a interpretação também mudou razoavelmente. Acho que isso é meio que próprio de cada um. Algumas pessoas conseguem conservar um certo 'frescor' na voz, um exemplo disso é o Ettore Zuim, acho a voz dele muito jovial até hoje, e ele deve ter uns 30 anos ou mais de carreira.
Outro que eu percebi que aconteceu isso foi o Isaac Bardavid, a voz dele também mudou, e a interpretação idem.
O 'tempo' provoca essas mudanças.
True love will find you in the end.