Bruna Escreveu:É hilário mesmo, e o pior é que esses "cacoetes" do Monja podem ter acabado deixando uma impressão, no imaginário popular, de que ele é um cara que só sabe fazer comédia, que é uma figura jocosa, caricata, que passaria vergonha se tentasse fazer algo mais sério, mas evidentemente, isso é besteira. O Monja sempre foi um artista excelente; principalmente nos anos 60 e 70, na Cine Castro e Herbert Richers, ele fez muitos papéis sérios, e sempre mandou muito bem, acontece que realmente ele tem essa veia cômica "pulsante", quer dizer, o cara é mesmo um fenômeno fazendo humor, fazendo personagens engraçados.
Eu confesso que achei estranho ele dublando o Jack Lemmon velhinho por exemplo, num filme dublado pela Audiocorp, não lembro o nome agora, tá creditado aqui esse filme, inclusive.
O Monjardim sempre foi um cara muito versátil. Mas poucos conseguem preencher esse 'nicho' como ele na dublagem. Quero dizer, poucos sabem fazer esse tipo de personagem que ele faz. Como por exemplo, o caipira, ou o comediante. São tipos em que ele é o melhor, ou um dos melhores. Atualmente ele tem dublado personagens mais diversificados, até pelo fato dele não dirigir mais (eu acho, que ele não dirige mais na verdade, não estou certo, mas tenho quase certeza rs), então tem mais tempo pra dublar, né.
Um personagem que ele fez que eu gostei bastante tbem, foi o vilão Scarface do Batman, ficou excelente, e acho que ele fez o Ventríloquo (A. Wesker) também. Isso foi em The Batman na Herbert Richers, que tinha um elenco bem estranho, e no meio das escolhas estranhas, lá estava o Monjardim fazendo 'esses personagens' brilhantemente. Fez muita falta quando houve a troca de vozes nessa série.