Ivan Escreveu:Eu não sei o que está acontecendo com o Garcia Júnior, mas as suas dublagens atualmente estão deixando muito a desejar. Eu adoro os trabalhos dele, mas atualmente quando vejo algum de seus trabalhos recentes parece que não é aquela voz que eu gostava antigamente. Eu não sei se vcs sentem a mesma coisa, mas eu queria entender o porque das dublagens do Garcia serem bem ''ruinzinhas'' atualmente. Tipo ele dubla bastante na Unidub e na Delart, e os resultados sempre são os mesmos. Será que ele sempre foi assim... se foi eu nunca percebi.
Bruna Escreveu:Postaram esses dias um vídeo do Garcia dublando um filme do Kevin Costner na Unidub; achei, com base apenas nesse trecho, é claro, muito ruim. Realmente não sei o que aconteceu, acho que foi a voz que mudou, isso prejudica bastante, algumas inflexões, o tom da voz vai mudando, você não consegue mais alcançar as "notas" - falo notas porque é o termo usado no canto - e tem que se reinventar, de certa forma, artisticamente, se a voz é o seu instrumento de trabalho. O Garcia parece que resolveu ir por outro caminho, fazendo uma coisa mais respirada, não sei, pelo que pude ver não tá legal mesmo.
Na verdade, ele sempre dublou meio mundo de atores que não combinavam com ele, como por exemplo Robin Williams. Mas naquela época ele dublava quase todo mundo, e protagonizava quase tudo. Eu acho que ele pode estar um pouco 'enferrujado', digamos assim. Na minha opinião ele continua sendo um grande dublador. Embora, eu não tenha visto muita coisa atual dele, portanto não posso comentar a respeito.
E tbem não é só ele, o Francisco José também mudou e muito a voz, e a interpretação também mudou razoavelmente. Acho que isso é meio que próprio de cada um. Algumas pessoas conseguem conservar um certo 'frescor' na voz, um exemplo disso é o Ettore Zuim, acho a voz dele muito jovial até hoje, e ele deve ter uns 30 anos ou mais de carreira.
Outro que eu percebi que aconteceu isso foi o Isaac Bardavid, a voz dele também mudou, e a interpretação idem.
O 'tempo' provoca essas mudanças.