taz Escreveu:Não sei de onde tirei isso, que ela começou em 1994. Não vi a entrevista, mas se ela disse né, quem sou eu pra dizer o contrário. Eu tinha ouvido uma entrevista dela no site O Camundongo (http://www.ocamundongo.com.br/por-tras-d...ocahontas/), em que ela afirma que começou a se profissionalizar na dublagem, num curso que ela fez na Cinevídeo, com a Maria da Penha Esteves. Não sei se a Cinevídeo já existia em 1989, mas enfim, alguns dos últimos da trabalhos da Glória foram na Cinevídeo.
O filme Hook estreou no Brasil em no final de abril de 1992. Família Buscapé estreou nos EUA, em outubro de 1993. É possível que a Glória tenha feito alguns trabalhos 'avulsos', até 1994, ou ainda algum tempo depois disso. Na Herbert ela tinha um fixo, na Família Dinossauros, mas ela foi substituída pela Selma Lopes.
Acho que você tirou essa ideia do mesmo lugar que eu, huahuahua. Não me lembro de ter ouvido a Andrea em alguma produção anterior a 94, 95, mas como você disse, quem somos nós para discutirmos com o(a) dono(a) da voz... talvez ela tinha começado em 89 bem devagar, fazendo vozerios e personagens pequenos, e apenas de vez em quando, estabelecendo-se efetivamente na área apenas em meados dos anos 90, mas é apenas achismo meu, mesmo porque ela não entrou em maiores detalhes sobre esse assunto na entrevista.
Quanto à Glória, até onde eu sei, existem duas dublagens de "A Família Buscapé", a paulista (Megassom), feita para VHS, e a mais famosa, carioca (Delart), que acredito ter sido feita por volta de 97, período em que o filme foi exibido pela primeira vez na Globo, mas posso estar enganado.