taz Escreveu:Essa coisa do biotipo é muito importante pro público, e também na escolha de voz pra um determinado ator/personagem. Lembro-me de um dublador que foi entrevistado, acho que foi o Newton Da Matta, ele falava que as vezes o cara era durão, e tinha uma vozinha meio aguda e tal, então que na dublagem eles procuravam 'corrigir' isso. Ou seja, escalar um cara com voz mais grave, pra um cara mais durão, enfim.
Mas nestes dois casos, eu acho que existe uma certa incoerência com os timbres dos caras no original. Talvez quando eles eram mais jovens (os atores) ficasse legal. Mas o fato é que eu acho que vozes mais graves vestiriam muito bem os dois atores, a meu ver, as vozes dos dubladores em questão são agudas demais pros atores, e isso incomoda um pouco. Tendo em vista os timbres desses caras no original, e vendo dublado, novamente a meu ver, acho que a diferença é razoável.
Não quer dizer que eles não possam dublar atores na faixa etária desses caras. Por exemplo, o Philippe Maia combina relativamente bem com o Tom Cruise, que é um cara que tá com uns 55 anos de idade hoje. Enquanto que o Moreno e Ettore embora tenham vozes mais graves, dublam atores mais jovens inclusive que o Tom Cruise, por exemplo.
Um cara que tem uma voz ridícula e na dublagem é melhorada é o Steven Seagal. Já ouviram a voz original ridícula dele???