Blocked Escreveu:Pelo que me lembro, o dublador oficial do Bale era o Barbeito e quanto a voz do ledger, o vignolo é o dublador oficial dele e no 2o filme do batman trocaram pelo simões.
O Barbeito nunca foi dublador oficial do Bale, pelo menos pelo que sempre soube, aliás dos poucos atores que eu conheço que ele foi a voz oficial são o Philip Seymour Hoffman e o Oliver Platt, os demais atores que ele dublou ao longo da carreira, Brad Pitt, Will Smith, Christian Bale foram escolhas esporádicas. Na época da dublagem de Batman Begins, pelo que me lembro nesta época eu já era membro deste fórum, e o Ettore já estava cotado pra dublar o ator, falava-se no Briggs também, mas ele já fazia o Superman na Liga da Justiça, acho que eram os nomes mais citados naquela época.
Sobre as demais questões, discussões antigas que eu gostaria de opinar um pouco...
É certamente um absurdo se falar em Márcio Seixas pra dublar o Ben Affleck, é claro, que se fosse possível eu seria o primeiro a estar aqui defendendo, mas é muito incoerente, pra não dizer até surreal. Vi algumas vezes o Eduardo Ribeiro no Batman, e simplesmente detestei a dublagem do desenho The Batman, não porque eu estava acostumado com as vozes mais antigas, mas porque as escalas do desenho foram péssimas, acho que durante a fase da Herbert Richers somente duas escolhas me agradaram, o Roberto Macedo no Alfred e o Monjardim no Scarface / Vetnríloquo, as demais escalas foram deprimentes, incluindo o excelente Élcio Romar que embora tivesse feito o Charada com excelência anteriormente, estava totalmente deslocado no papel, uma lástima. A Audionews conseguiu ser 'menos ruim' que a Herbert neste sentido, embora tenha ficado longe de um trabalho suficientemente acurado e satisfatório. Sem mais delongas, em relação ao filme, na minha opinião, a melhor saída foi do jeito que foi mesmo, Jorge Lucas no Batman do Affleck, e ponto final.
O Persy no Jeremy Irons, bem, respeito a opinião de muitos de vocês, mas eu discordo, e muito, o Júlio Chaves embora não fosse lá a melhor opção do universo pra dublar o Irons, fazia um trabalho satisfatório no ator, fora que o público tradicionalmente já está habituado a ouvi-lo com essa voz aqui no Brasil há tempos, lembro-me inclusive do trabalho antológico do Júlio Chaves no Irons em Duro de Matar. Equiparar o trabalho do Júlio Chaves ao do Persy a meu ver consiste em um erro, principalmente pelo fato de que ambos são dubladores com estilos de atuação muito diferentes.
O Júlio Chaves além de dublar desde o período Jurássico da dublagem, é um ator que não tem tantos recursos vocais quanto o Persy, que a meu ver, sabe colocar bem a voz onde pode, tem um domínio maior do que pode ou não fazer com a voz, sendo portanto mais versátil, em termos vocais, eu diria, com uma certa qualidade. Já o Júlio Chaves é um dublador excelente, atua muito bem, tem recursos de interpretação que são excelentes, e sempre convincentes, passando verdade ao público, o Persy tem um estilo um tanto mecânico que muito me desgrada, parece que saiu da "escola Luiz Feier de dublagem", com todo o respeito a ambos, claro, não é porque eu os respeito como profissionais que não posso apontar ou até mesmo criticar de forma justa o trabalho destes profissionais. Convenhamos, não dá pra equiparar profissionais com características tão distintas, não é porque estão em faixas similares em termos de 'idade vocal' que ambos podem ocupar a mesma 'posição', porque não estão, é só analisar cuidadosamente o currículo de cada um deles que verão isso. Em suma, não sei se escolheria o Júlio Chaves pra o papel, mas sem dúvida o Persy eu não escolheria, não neste ator, e muito menos neste personagem.