filipe Escreveu:taz, primeiramente, você escreve muito bem. E em segundo, eu entendo seus argumentos e acho válidos. Talvez seja também o costume com as vozes do RJ. MTCS não tiremos conclusões precipitadas, é apenas uma hipótese. Temos primeiro que esperar a reação do público. Que creio que será negativa. No SBT tem muita gente sem preparo ocupando cargos importantes. Talvez seja economia mesmo. E arrisquem tal teste, já que a Zap também pegou A Dona, Cuidado com o Anjo com dublagens bancadas pelo SBT. Uma mão lava outra. E se não me engano teve um outro canal de novelas que pegou Destilando Amor e Por ela Sou eva. Talvez esta última tenha sido na Zap também. Mas quem sabe o SBT não vai dar uma satisfação?
Então, já respondi acima que concordo que as novelas sejam melhores mesmo com dublagem carioca, mas a dublagem paulista tem avançado e muito nisto em termos de qualidade. De uma forma geral, não só especificamente falando sobre novelas, vejo que existe um certo nível de emparelhamento competitivo de ambos os lados, desconsiderando óbvio as "anomalias", como as dublagens das novelas da Zap rsrs.