filipe Escreveu:Realmente é questão de opinião, mas pra ser comparada a Paulista tem que se deteriorar muito. Acho a naturalidade muito maior, mixagem, sincronização anos luz à frente de sp. Mas respeito sua opinião amigo. E repito novamente, a melhor novela dublada em SP foi Betty a Feia.
Não quero tornar isso uma discussão sem sentido, eu não entendo muito dessa parte técnica (mixagem e etc), talvez por isso você tenha uma opinião distinta. Meus parâmetros de avaliação são muito mais subjetivos, e se referem mais à qualidade artística mesmo do trabalho, sobretudo a questão da verdade, da fidelidade ao original, e outra coisa o convencimento através da interpretação, que a dublagem carioca simplesmente não tem mais, como já teve um dia, isso fica evidente inclusive nos filmes que são dublados pelo melhor estúdio de dublagem do país, a coisa tá feia meu querido.
Eu comecei a perceber a queda da qualidade da dublagem carioca, na época de Lost, que foi citada por um outro membro em um outro tópico, o elenco paulista foi muito melhor escalado que o carioca, a versão carioca mais parece um armengo, não foi realmente pensada especificamente para aquele elenco, para aquela série. Essa questão de mixagem, sincronia, qualidade do som realmente importa, mas o que fizeram com a dublagem de Lost foi um absurdo cara.
O elenco carioca era estelar, o que de forma alguma garantiu o bom andamento das dublagens daquela série, não descia, simplesmente não descia. O elenco tinha grandes nomes, bons nomes, mas muitos que estavam ali, não eram adequados pra interpretar os atores que estavam fazendo. Daí em diante, a partir deste exemplo e de outros anteriores e posteriores a isto, eu vi que era só ladeira abaixo.
Eu já fui do tipo que escolhia ver a dublagem do filme assim: Era do Rio, beleza eu assistia, era de São Paulo, eu preferia mudar de canal ou assistir legendado, já estava muito acostumado a assistir só aquilo, pra mim, filme, tinha que ter só dublagem do Rio, dublagem paulista, pra mim, só valia conferir dos anos 80 pra cima. Hoje eu mudei muito as minhas concepções, e vejo que não era bem assim não, reconheço e ainda curto algumas coisas da dublagem carioca, mas a dublagem paulista hoje tem tanta qualidade quanto a carioca, de acordo com os meus parâmetros de avaliação. E estão competitivamente emparelhadas.
E parâmetros de avaliação são muito subjetivos, cada um valoriza o que acredita que deve valorizar e ponto. Mas realmente, não acho que a questão técnica seja um fator tão importante, quanto a qualidade artística. Por isso as nossas opiniões divergem.
Não estou aqui tentando impor a minha opinião sobre quem quer que seja, muito pela contrário, achei justo colocar meus argumentos, por uma questão de isonomia, já que você trouxe os seus.
E mais especificamente sobre as novelas, bem, Betty - A Feia, era bem legal mesmo. Eu também achei muito coerente aquela novela do Zorro. Acho que ambas realizadas no estúdio Dublavídeo, que tem trabalhos muito bons.
"Cada um no seu quadrado", sábias palavras - Rs.