taz Escreveu:Nossa cara, se vc assistir o trabalho original do Fiennes verá que o Márcio Simões é uma péssima escolha para o ator, eu não consigo nem imaginar porque escalaram o Simões pra fazer o Fiennes. Antes de conhecer a voz original eu me contentava com o trabalho do Hércules Fernando, mas a voz e o estilo de interpretação são bem diferentes. Acho que o Garcia Júnior tem um timbre que se aproxima bastante do original, o que eu acho que seria mais desafiador para o Garcia seria o estilo de interpretação, e o tom adequado a dar ao ator que é muito suave normalmente. Tanto que escolheram o Garcia Júnior pra dublar o Ramsés em o Príncipe do Egito, creio eu, exatamente pela semelhança de voz, escolha acertadíssima a meu ver.
O Simões é um outro Persy do passado, lastimável, lembro-me que alguém no passado aqui no fórum fez uma piada uma vez que dizia que o Simões era tão escalado que a única pessoa que ele ainda não dublou havia sido a Sharon Stone, realmente, por essas e outras que tenho revisto meus conceitos na dublagem nestes últimos anos. Simões no Bill Murray, Kevin Kline, Alec Baldwin, Ed Harris, Kevin Spacey e por aí vai são atos de desrespeito da dublagem para com o trabalho original dos atores. Acho que ele convence no Samuel L. Jackson, mas já chio quando ele faz o Morgan Freeman, que ele consegue até ser fiel ao timbre original do ator, mas a interpretação é aquela de sempre que a torcida do Flamengo e do Corinthians já conhecem muito bem.
Cara, sou muito suspeito para falar, porque o Simões sempre foi um dos meus dubladores favoritos. Acho-o extremamente versátil e dono de muitos recursos vocais e interpretativos, e gosto dele em todos os atores que você citou, especialmente no Baldwin, no Murray (embora considere o Ézio Ramos insuperável, o Márcio também soube captar muito bem o estilo cínico e blasé do ator, acho que absurdo mesmo é quando escalam o Tiraboschi), no Spacey e, claro, no Sam Jackson... não gosto tanto dele no Kline e no Freeman, mas ainda quebra um galho. Em alguns casos, concordo que a voz dele não combina em nada com as originais, mas nos quesitos atuação e adequação aos biotipos, raras vezes encontrei motivo para reclamar de seu trabalho, mas opinião é opinião, e respeito bastante a sua.