Thiago. Escreveu:Emerson Gomes Escreveu:E olha que a Márcia ainda dirige, e mesmo assim dubla bastante, mas creio que essas "panelinhas" que as vezes se vê na RioSound, deve-se ao elenco mais limitado e ao estúdio ser menor, diferente por exemplo da Herbert Richers, que era um estúdio bem maior e por isso tinha um elenco bem mais amplo
Tamanho do estúdio não tem nada a ver com casting, sendo que cada dublador dubla separadamente.
Engraçado Emerson Gomes, eu penso o mesmo que você, acho que o tamanho do estúdio influencia sim no casting, mas enfim, isso era mais antigamente quando os estúdios tinham um certo número de dubladores contratados, e geralmente esses dubladores que faziam parte do casting de um determinado estúdio, geralmente não dublavam em outro estúdio. Eu não sei como funciona hoje, mas acho que os dubladores agem mais como freelancers são pagos por trabalho, e não mais são contratados dos estúdios, imagino que os diretores devam ainda estar sobre este regime.
Naquela época em que acontecia isso, realmente a Herbert Richers era um baita estúdio, e tinha boa parte dos melhores nomes. Hoje acontece muito o fato do cara ter rixa com determinado estúdio e não pisar os pés lá, tem acontecido muito ultimamente pelo que venho sabendo.
Lembro que era assim, a Herbert Richers tinha um certo grupo de dubladores que não dublavam em outros estúdios por estas questões de contrato e talz, lembro que uma vez a Sumára Louise disse que abriram uma exceção pra ela e o Romar dublarem na VTI aquele filme Atração Fatal com Michael Douglas e Glenn Close. É por isso que em muitos filmes de antigamente geralmente quando mudava o estúdio, mudavam todos os dubladores dos atores, ou quase todos, ou uma boa parte, enfim, acho que deu pra entender.
Espero não ter falado nenhuma asneira, mas enfim, que se sentir a vontade para esclarecer melhor essa questão fica aqui mais um comentário a respeito.