Reinaldo Escreveu:a valeu.
no Grupo do Yahoo que comentei, a Sumára Louise chegou a listar o Duda Espinoza e o Waldyr Sant'anna como dois que dublaram nos dois estados..
Conheço essa lista da Sumára Louise hehehe. Sim, o Duda Espinoza dublou o Jeff Corwin em São Paulo, não sei se ele ficou lá por um tempo, mas é fato que dublou lá, porque ele era o único dublador carioca, e contracenava sempre com vozes paulistas. Lembrando que o Jeff Corwin também foi dublado pelo Wellington Lima.
O Waldyr Sant'Anna já foi casado com a dubladora paulista Sandra Campos, com quem teve um filho. Ainda não se sabe ao certo quando foi sua passagem por lá. Conheço registros da passagem dele na dublagem carioca a partir dos anos 70, depois ele saiu da Herbert, trabalhou muito na Peri Filmes e posteriormente na Telecine. Dizem que ele fez o Patolino na CineCastro, mas eu realmente não conheço e nem vi nenhum episódio onde ele faz o papel, acho que o pessoal tá confundindo com o Ary de Toledo, que fez muitos personagens do Looney Tunes, como Pernalonga, Patolino, Frangolino, Pépe Le Pew, acho que até o Frajola se brincar ele fez.
Tem alguns nomes que eu acho que não estão na lista de vozes que passaram pelos dois estados:
Bruno Netto (afastado, mora no interior de São Paulo), Carlos Leão (falecido), José Miziara (Não dubla mais, conhecido por atuar no humorístico A Praça é Nossa), Celso Vasconcellos (Não dubla mais, tentou voltar, mas não gostou das novas técnicas e nunca mais voltou), Gessy Fonseca, Hélio Porto (já falecido, que ao que me parece é carioca, mas fez carreira na AIC, veio por Rio e depois voltou pra São Paulo), Neide Pavani (Já falecida, morou no Rio de Janeiro por alguns anos e dublou na CineCastro depois voltou pra São Paulo), Luiz Orioni (já falecido) e tem mais gente...
Segundo relatos Osmar Prado dublou tanto em São Paulo (AIC) como no Rio de Janeiro (Herbert Richers).