taz Escreveu:Não quero ser irônico ou provocador, mas não vejo ninguém reclamando do Persy dublando um ator mais velho, isso eu também não tolero de jeito nenhum, ou o Hélio Vaccari, que o pessoal acha que é um velhinho centenário, mas não é, de tanto que escalam ele pra fazer esse tipo de papel, é um absurdo enorme, tão grande quanto o Márcio Seixas dublando o Charlie Sheen (!?). Só pode ser coisa da VTI...
EDIT: Tudo bem que a expectativa de vida no Brasil não é lá essas coisas, mas o que não falta é gente experiente pra fazer esses papéis, mas os caras continuam insistindo nesse tipo de monstruosidade. Tem dublador mais novo que convence fazendo mais velho, um exemplo disso é que o Jomeri Pozzoli já dublava velhinhos de forma convincente nos anos 70, e 30 anos depois continuava fazendo velhinhos da mesma faixa etária. Existem também dubladores mais velhos que se encaixam em mais novos, mas acho que são casos mais raros, até pelo tipo de voz que um cara mais velho tem, ele não consegue alcançar certos tons, que alcançava quando tinha 20 anos por exemplo.
Discordo, o Vaccari tem voz bastante adequada pra personagens idosos na minha opinião. Eu certamente jamais escalaria ele prum personagem de menos de 50 anos, e observando os cinquentões de hoje em dia, talvez essa faixa etária já seja nova demais pra ele. E o Persy pode n ser bom em qualquer ator mais velho, mas ele convence bem mais dublando um idoso, graças a seu timbre naturalmente grave e envelhecido, do q o Seixas dublando um galã rapazote de 40 anos. Na minha opinião, é bem mais fácil um ator novo convencer como um personagem mais velho do q o contrário. Claro, vc botar uma Luciana Baroli da vida pra dublar uma senhora como a Centauro fez em Pokémon uma vez n calha, mas eu ainda acho q haja mais chances de uma escalação assim dar mais certo, ou, pelo menos, ser mais aturável, q a Gilmara Sanches dublando criancinhas e jovenzinhas como era na Centauro até algum tempo atrás. Gente, era insuportável, n sei como pode haver gente q insista q ela seja melhor na Sailor Mercury q a Melissa Garcia.