rodolfoalbiero Escreveu:É bem isso que eu sinto também, Felipe. Eu já falei aqui mais de uma vez esse exemplo. Eu sou fã do Leonel Abrantes e não me conformo de ele não ter um grande ator, um boneco fixo, para dublar. Sempre dubla coadjuvantes, mesmo sendo um ótimo dublador e também locutor. Nessa redublagem eu colocaria ele para fazer o Imperador. O Reinado Pimenta que me perdoe, mas esse personagem era pra um dublador veterano e mais versátil. Não vou nem falar em morte, mas vamos supor que o Leonel decida deixar a dublagem. Seria muita hipocrisia ver diretores de dublagem falando: "grande colega e amigo, grande talento, mas pouco aproveitado..." Pietro Mário é outro exemplo, ele é um monstro dublando (no bom sentido) e, tirando o personagem Tony Soprano, que outro personagem protagonista complexo como esse ele teve em sua já longa carreira? Ele dublou atores importantes em um outro filme, mas na maioria das vezes ficou com coadjuvantes.
Isso tem uma relação direta com a questão das panelinhas de dubladores em seus respectivos estúdios, o Leonel não faz parte da panelinha da Delart, era de se esperar que ele nunca fosse chamado, mas acho que ele seria o substituto ideal para o Pádua Moreira no papel de Imperador Palpatine (Eu acho o Pádua imbatível nesse papel), acho as vozes levemente semelhantes e ele já dublou o ator Ian McDiarmid num filme da VTI. Ainda com relação ao Leonel Abrantes, acho sim que é um ator injustiçado que poderia ter feito papéis maiores e também faz parte da minha memória afetiva, porém não o enquadraria na categoria de "atores excepcionais", assim como José Santanna e Ayrton Cardoso, todos eles tem timbres agradáveis porém são atores que considero medianos, ou até mesmo bons, mas não excepcionais. Eu já disse anteriormente o que penso sobre o Reinaldo Pimenta e Sérgio Fortuna, e reitero que eles precisam amadurecer e/ou se aperfeiçoar mais no quesito interpretação. Já o Pietro Mário, esse sim é um caso acima da média, de qualidade excepcional, super competente e versátil, acrescenta artisticamente em tudo que faz, protagonizou muita coisa em desenho animado mas atores reais realmente ele não fez, analisando a trajetória do Pietro Mário diria que ele teve "má sorte" com relação a este aspecto, pois muitas vezes foi o homem certo, no lugar e momento errados. Outro dublador mal aproveitado é o Walmir Barbosa, que tem o mesmo perfil que o Leonel Abrantes e os outros, acho que esse cara vai morrer sem fazer um grande papel, e é um dublador muito experiente, por sinal.
Com relação ao "grande colega, pouco aproveitado" tenho duas palavras pra dizer com relação a isso (em caixa alta): HIPOCRISIA e INJUSTIÇA. Hipócritas, esquecem-se que o futuro deles pode ser semelhante ao desses caras, e que logo vão cair no ostracismo até mais do que eles, pois os caras a que eles se referem tinham talento e eles muito provavelmente nem isso, vão passar a história como incompetentes ocupando o lugar de quem tem muito mais qualidade do que eles.