taz Escreveu:Essa 2ª dublagem da Trilogia Clássica já não é grande coisa, à exceção do trabalho impecável, aliás como sempre, da insubstituível Vera Miranda, imagine essa 3ª dublagem.Sei que não é exatamente pertinente o meu comentário, mas também não vejo nada de tão extraordinário na 1° dublagem. O grande trunfo dela certamente é a presença de Garcia Júnior no segundo e no terceiro filme da trilogia. As outras escalações, com uma e outra exceção, não combinam, e eu digo tal coisa baseado na minha experiência com o filme legendado, onde é possível notar melhor a entonação dos atores, a postura, os trejeitos e fisionomia que combinam com um certo tipo de voz.
A voz da Leia, por exemplo, é grave, contudo suave. A escalação da Vera Miranda acabou sendo perfeita. Facilmente uma das escalações mais certeiras da dublagem brasileira de todos os tempos, e isso não é um exagero. Por isso também que a Mabel Cézar combinou. A Mônica já era uma dubladora moderadamente popular àquela época e acho que muito por isso herdou o papel da saudosa Ilka Pinheiro, mas sei lá, não ficou legal.
Quanto ao Luke, apesar do bom trabalho do Mário Jorge, a voz dele nitidamente não combina nada com o ator. Acho que simplesmente era (e é) rouca demais.
Sílvio Navas foi um Darth Vader magnífico, mas eu não gostei da quantidade de efeitos que acabaram corromperam sua voz, sobretudo no primeiro filme. A do Pádua me pareceu bem mais "limpa" e consequentemente, acabou soando melhor.
Sem comentar o Francisco Milani, grande dublador, mas a voz dele ficou velha demais pro ator.
i