Hades Escreveu:Acho ridículo gente q reclama de 90% das produções pra cinema serem dubladas no Rio qdo elas constituem apenas uma fatia pequena do grande bolo q forma o mercado de dublagem, cujo resto (TV, games, DVD, etc.) é dominado incontestavelmente por SP. Eu fico zapeando pela TV paga e posso contar nos dedos da mão qtas produções dubladas no Rio eu vi. Eu sei bem q existem bons estúdios e dublagens vindas de lá, mas msm q n tivéssemos tds esses estúdios de quinta tipo Clone e BKS, ainda assim n seria justa essa divisão. Criticar a situação do mercado n é a msm coisa q generalizar tds as dublagens de SP como ruins; acho q o povo bem q podia ser menos defensivo em relação a esse aspecto. Existe claramente uma situação desfavorável, e ficar tentando acobertar isso n vai ajudar os dubladores de nenhum estado.
Bom, não sei se foi direcionado a mim, mas vou presumir que sim. Não quis acobertar que existe um desequilíbrio entre as dublagens dos estados (até porque é gritante a diferença quando se vê o mercado como um todo, não apenas cinema), apenas comentei que as vezes pode haver um certo exagero em relação as dublagens paulistas, inclusive já disse várias vezes que monopólio nunca é bom, seja ele qual for. Gosto de boa dublagem, independente do estado, apenas defendo a dublagem de SP porque pra atacar já tem vários. Enfim, só comentei porque não quero que haja mal entendidos.