(15-07-2026, 12:31 )SuperBomber3000 Escreveu: Bem vindo ao Fórum, Ric.Muito obrigado, SuperBomber3000!
E é bom termos mais discussões sobre mixagem e tratamento de som, até porque é um aspecto que costuma ser negligenciado em discussões sobre dublagem, muita gente fala dos dubladores, de atuações, mas esquece que sem os mixadores e os técnicos de som, nada disso aconteceria.
Pois é, enquanto o George Lucas coloca crédito no final dos filmes até para o pessoal que cozinhou para a equipe (e provavelmente até para o pessoal da limpeza), infelizmente na dublagem brasileira, a mixagem fica meio ofuscada ou simplesmente sem menção. Entendo que mencionar toda a equipe da pré e pós produção sai dos padrões comuns de Dubbing Card, mas pra mim na mixagem, eu sinto muita diferença com relação ao profissional que atuou em cada etapa, desde a tradução e direção (que devidamente recebem os créditos) que cuidam das atuações, bilabial (Lip Sync), pronúncia de nomes... até o que interfere mais no meu trabalho: Captação das vozes (Escolha do mic, distância do mic, tratamento da sala...) e o tratamento desse audio antes de vir para a mixagem.
Tem gente descuidada, mas tem profissionais incríveis que fazem todo o trabalho de dublagem apaixonante.
O trabalho da equipe toda no filme "Hamnet" por exemplo, foi incrível! Isso valoriza demais a performance do dublador e o público.
Eu mixei a terceira temporada de "Warrior" e achei todo o processo perfeito tb, captação e direção muito boas e de vez em quando eu dou uma assistida porquê eu me ouço atuando os volumes e os reverbs/delays calibrados colados no original, principalmente no surround... hehehe...

(15-07-2026, 13:05 )rodrigoandradesound Escreveu: Ric é simplesmente o melhor mixador de dublagem com quem trabalhei. Me ensinou muito do que faço hoje, mesmo eu estando mais distante da dublagem trabalhando com desenho de som de filmes e séries.Ohhhh... Rodrigão, muito obrigado! Me sinto lisonjeado com suas palavras. Saudade, caríssimo!!
O que já vi esse cara fazendo é coisa de outra planeta. Já rachei a cuca usando mil ferramentas e tudo que vcs imaginarem e o cara resolveu com um equalizador em um segundo.
Uma das coisas que me motivou a sair da dublagem foi de não darem o devido valor ao mixador e editor de som. Inclusive já vi o Ric ser o maior responsável por resolver problemas inimagináveis, desde a fazer uma canção completamente desafinada soar como cantor profissional a vários outros tipos que não caberiam aqui.
Mixadores fazem com que a atuação dos dubladores atinja seu ponto máximo e que o som como um todo respeite a direção da produção original. As músicas e efeitos vão atingir os espectadores da mesma forma se a mixagem da dublagem for feita com maestria - e isso o Ric faz muito bem, mas muitos outros mixadores também.
Além do mais, se um profissional trabalha de forma tão importante num projeto, ele merece ser creditado!!!
Isso tem que ser resolvido pra ontem!