(03-04-2026, 14:45 )Felipe96 Escreveu: Dubladores como André Filho, Darcy Pedrosa, Márcio Seixas e Guilherme Briggs por exemplo aclamados pelos fãs de dublagem em geral. Eles tem o seu devido valor, fizeram trabalhos memoráveis mas não acho eles tão superiores em relação a outros dubladores. Eu acho que os dubladores que esses sim deveriam ser mais reconhecidos são Olney Cazarré, Aldo César, Ézio Ramos, Waldir Guedes, João Paulo Ramalho e Nelson Batista.Talvez esses outros que você citou sim, mas o AF é um dos maiores dubladores da história, qualquer dublador que o conheceu e o viu dublar discordaria de você nessa.
O Darcy foi um grande dublador, mas fazia sempre a mesma voz.
O Seixas também é pouco versátil, mas um grande dublador.
E o Briggs é um pouco superestimado realmente, apesar de ser sim um cara genial e muito talentoso.
Pra mim um jeito de falar de "maiores dubladores" talvez seja distinguir entre duas categorias: versatilidade e adaptação, e atuação franca.
A primeira categoria é não só sobre criação de vozes pra desenho, como também a facilidade pra se adaptar à diversos atores e personagens. O Bardavid, por exemplo, tem alguns personagens icônicos de desenho como o Esqueleto, mas não é tão lembrado por ser um dublador de desenho... só que a facilidade que o cara tinha pra virar os atores que ele dublava eu acho algo assombroso, mesma coisa o AF.
Já a atuação franca pra mim é algo mais puro e neutro - esse cara consegue fazer um Shakespeare com sinceridade, consegue "vender" o bagulho? Isso é um quesito no qual eu já rasguei elogios ao Mauro Ramos, porque pra mim ele é um dos nossos melhores dubladores nesse sentido, o cara vive o texto de uma maneira sem igual. O João Paulo Ramalho viveu o Peter O'Toole em "O Leão no Inverno".
Só que quando a gente fala dos gênios mesmo, a gente quer falar de quem une os dois. O Waldir Guedes arrepiava num Hamlet fazendo o Laurence Olivier, e aí virava e fazia 10 vozes caricatas diferentes que você mal pegava que era a mesma pessoa. Pra mim o Waldir é um cara que não podia ter morrido, devia ter Deus intercedido e não deixado que morresse uma criatura tão talentosa, a perda é toda nossa e da arte brasileira.
True love will find you in the end.