Forças ao Clécio, e que ajudem ele, por favor - ele claramente precisa de todo apoio e ajuda possível nesse momento.
Se realmente for uma questão que envolva, dentre vários fatores, falta de trabalho e de escala, acho que o Clécio talvez se sinta desvalorizado no próprio meio, e isso talvez doa demais - "falhei como dublador" talvez seja "porra, fulano não me escala, ciclana não me dá uma força, vai ver eu não sou bom".
Por mais que a gente tenha sindicato, "Dublagem Viva" e tal, a classe não me parece ser tão unida quanto a gente gostaria que fosse, me parece que ainda é muito "cada um por si". Antigamente isso não ocorria tanto porque era tudo dublado junto e em menos estúdios, então, enquanto hoje você pode ter dublado centenas de produções com o Clécio e nunca nem ter visto ele, antigamente você estaria o tempo todo com ele no estúdio, brincando entre takes, errando e se divertindo, etc, e aí acho que havia mais um senso de "comunidade", tanto é que muitos dubladores nunca se adaptaram a dublagem separada.
Enfim, perdão pelo textão, são vários pensamentos que passam pela cabeça numa hora dessas.
(29-03-2026, 15:38 )SuperBomber3000 Escreveu:Cara, o apoio do fã deve ser incrível, mas no fim, a gente não paga o salário do cara.(29-03-2026, 15:00 )Fábio Escreveu: Poha, cara, pior da depressao é achar que tudo que fez foi uma merda. Ele diz que falhou em tudo na vida, mas é só essa parte ruim falando. O quanto a voz dele não alegrou uma galera nesses mais de trinta anos de dublagem? Ou inspirou um monte de gente a se tornar dublador?
Espero que melhore.
Eu notei isso também. Muita gente já se emocionou com o trabalho do Clécio (e eu me incluo) em todo esse tempo de carreira e em todos os trabalhos dele. A voz dele esteve presente na vida de muitos, e ajudou a vários desses muitos certamente.
É fácil falar daqui, mas, se calhar de ele ler o Fórum e ler essas mensagens, espero que consiga processar a ideia de que não falhou como dublador, ele é um profissional vitorioso e indiretamente, ajudou e alegrou muitas pessoas. Ele não é um fracasso, e não tê-lo aqui neste plano conosco seria uma enorme perda.
Se realmente for uma questão que envolva, dentre vários fatores, falta de trabalho e de escala, acho que o Clécio talvez se sinta desvalorizado no próprio meio, e isso talvez doa demais - "falhei como dublador" talvez seja "porra, fulano não me escala, ciclana não me dá uma força, vai ver eu não sou bom".
Por mais que a gente tenha sindicato, "Dublagem Viva" e tal, a classe não me parece ser tão unida quanto a gente gostaria que fosse, me parece que ainda é muito "cada um por si". Antigamente isso não ocorria tanto porque era tudo dublado junto e em menos estúdios, então, enquanto hoje você pode ter dublado centenas de produções com o Clécio e nunca nem ter visto ele, antigamente você estaria o tempo todo com ele no estúdio, brincando entre takes, errando e se divertindo, etc, e aí acho que havia mais um senso de "comunidade", tanto é que muitos dubladores nunca se adaptaram a dublagem separada.
Enfim, perdão pelo textão, são vários pensamentos que passam pela cabeça numa hora dessas.
True love will find you in the end.
(Este post foi modificado pela última vez em: 29-03-2026, 15:51 por Bruna'.)