(09-12-2025, 12:55 )Phernandes Escreveu: Tenho duas dúvidas.
1: alguém conferiu o filme "Roma" (2018) da Netflix dublado? Já faz anos que só consta o áudio original na plataforma, os downloads/torrents também são todos com áudio original e aqui no forum consta o elenco cadastrado:
https://www.dublanet.com.br/comunidade/s...?tid=25831
Olá! Já que fui eu que postei o tópico, também darei meu pitaco haha.
À época, quando o filme foi lançado na plataforma, assisti-o legendado, uma vez que o vi com meu pai, sujeito desafeto para com a dublagem. No entanto, aproveitei para tirar foto dos créditos de dublagem e então postei o tópico. Lembro também de algumas páginas de dublagem repostarem em stories do Instagram o elenco. Não me recordo se algum dos dubladores o repostou ou não.
Não obstante termos o elenco, o Alfonso Cuarón (o diretor) já declarou mais de uma vez que o filme foi feito para ser assistido em espanhol, dado o contexto da trama e da produção do filme (baseado nas memórias dele de infância no México), e que uma dublagem não seria produzida.
Com isso em mente, especulo que possam ter acontecido duas possibilidades: a) o que Duke de Saturno disse, isto é, a dublagem foi veiculada na época, mas logo retirada por determinação do Cuarón ou b) a dublagem nunca foi disponibilizada de facto, mas foi gravada e seus créditos "sobreviveram" na plataforma.
Acho que o jeito de confirmarmos qual das possibilidades é vera é contatando alguém do elenco. Talvez a Michelle Giudice seja a mais acessível. Me parece estranha uma terceira possibilidade desse elenco ter sido "inventado" pela Netflix, não faz sentido. Ainda mais com todos os créditos de tradução, direção, estúdio, vozes adicionais e etc. para além do elenco em si.