(Ontem, 19:59 )Bruna Escreveu:(Ontem, 19:34 )SuperBomber3000 Escreveu: Acredito que não, até porque já tem mais de ano que a dublagem do jogo saiu, e o crescimento da IA no mercado ainda é pequeno, mas acontece de forma exponencial. Acredito que tenha sido apenas fruto da direção mesmo, e da falta de uma referência de imagem.Sim, mas se eles fizeram isso em Tomb Raider, quem garante que eles já não vinham fazendo antes e simplesmente não haviam sido pegos? A Audioman e a Quoted (que dublou Tomb Raider) aparentemente são estúdios ligados. Pensa em quantos loops o Torreão deve ter gravado - eu garanto que, seja lá quantos tiverem sido, já teria sido suficiente na época pra clonar a voz dele perfeitamente, ainda mais se tratando do protagonista do jogo.
(Ontem, 19:34 )SuperBomber3000 Escreveu: E eu discordo que o Ricardo tenha ficado ruim no Butters, para mim lembrou o tom que ele usava ali pela 3ª, 4ª temporada do desenho. Mas, concordo que ele ficou mal no Jimmy, nele sim ficou bem sem vida e também sem o gaguejado, até comentei sobre na época do lançamento.É que você levou o meu comentário como uma crítica ao trabalho do Ricardo, e não é esse o framing que eu tô usando - eu acho que o problema é exterior, seja direção, limitações do processo de dublagem de jogos, ou algo mais sinistro, como eu teorizei.
Quanto ao primeiro parágrafo, eu não acharia impossível, mas vendo como a voz do Torreão mudou de uns anos para cá, imagino que ele só estivesse meio enferrujado mesmo quando gravou o jogo. Há muitos anos ele não dublava um personagem com esse perfil de voz, mais agudo e gritado, estilo o próprio Cartman ou também o Mandrake de Laboratório de Dexter, entre outros; e tudo bem que o Ettore também não, apesar de ter entregado algo melhor. O que poderia ter melhorado o resultado de ambos, como comentei antes, seria a utilização de high pitch na mixagem, como o Trey Parker e o Matt Stone fazem no original.
Sobre o segundo parágrafo, talvez tenha me expressado mal antes, mas concordo.