Sintetizadores de voz por IA pode ser o fim da dublagem no futuro?

258 Replies, 52848 Views

Vi esses dias o vídeo de um rapaz gringo que foi na Favela da Rocinha e conseguiu acesso a membros do Comando Vermelho, entrevistando alguns para um vídeo. E uma coisa que eu notei, é que as falas em inglês do vídeo, como do rapaz conversando com o guia turístico dele, estão dubladas com inteligência artificial.

E, por mais que ainda existam problemas bem notórios nessa dublagem com IA, como o sotaque mudando do nada (saindo do PT-BR e indo para o PT-PT) e outras coisas, eu confesso que eu só percebi mesmo que era IA justamente quando começaram esses problemas com sotaque, isso já por volta de um minuto de vídeo. Em termos, especificamente falando, de entonação, não é excelente, claro, mas... soa bem menos robótico que outras dublagens em IA que eu já escutei, como aquelas que tem as vozes do Gabriel Noya, Tati Keplmair, Kumode e cia. Ou seja, cai no vale da estranheza, mas, ainda demora um pouco para cair.

O vídeo é esse, do canal Nick Shirley: https://www.youtube.com/watch?v=g8ETMM6cCNA

Sinceramente, acho que é motivo de preocupação.

Mensagens neste tópico
RE: Sintetizadores de voz por IA pode ser o fim da dublagem no futuro? - por SuperBomber3000 - 24-08-2025, 13:43

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Dublagem de Novelas 2025 Thiago. 246 20.657 1 hora atrás
Última postagem: Moon Knight
  Opiniões Impopulares Sobre Dublagem Bruna' 3.260 517.094 3 horas atrás
Última postagem: Julius Rock
  Dublagem de Boruto e retorno de Naruto Shippuden (?) SuperBomber3000 1.719 346.367 9 horas atrás
Última postagem: Duke de Saturno
  Nota de Falecimento - Artistas brasileiros da voz Paseven 765 110.371 10 horas atrás
Última postagem: SuperBomber3000
  Escalações que deveriam ser oficiais Daniel Felipe 970 156.612 Ontem, 21:12
Última postagem: Luizzs

Usuários navegando neste tópico: 2 Convidado(s)