(16-08-2025, 20:52 )SuperBomber3000 Escreveu:(16-08-2025, 16:08 )Bruna Escreveu:(14-08-2025, 17:10 )SuperBomber3000 Escreveu:É, a qualidade e longevidade do núcleo princípal (ainda mais diante de várias trocas de estúdio) é um grande ponto positivo, e não exonera os problemas da dublagem, mas pelo menos atua como uma "âncora" que nunca deixa a qualidade cair abaixo de um certo ponto. O LC no Peter, por exemplo, pra mim é uma das melhores escalas da história dos desenhos; o cara é tão bom no personagem que ele pode estar falando o texto mais merda de todos os tempos e eu ainda dou risada, porque ele é foda. Imagina se do nada fosse o Glauco? Aí não ia sobrar nada mesmo.(14-08-2025, 17:09 )Carlit007 Escreveu: o sucesso dos cortes de ''uma familia da pesada'' mostram o quanto é boa a dublagem da série mesmo com tanto tempo no ar poucas vozes trocaram e as que trocaram foram por motivos que não tinham como reverter
Não acho que essa seja a conclusão ideal a se chegar, mas tudo bem, o espaço é para opiniões impopulares mesmo.
A dublagem de Family Guy tem a consistência de elenco nos núcleos principais um ponto muito positivo, sem sombra de dúvidas. Mas ao mesmo tempo tem outros problemas já discorridos.
O único do elenco principal que fica meio abaixo dos outros acho que é o Vaccari, e mesmo assim é um trabalho totalmente respeitável de um grande veterano da dublagem brasileira. Alíás, as duas escalas que fizeram pro Brian me causam muito estranhamento, ainda mais levando em conta quem escolheram pra fazer o protótipo do Brian no curta "Larry & Steve"; nesse curta, que mais tarde virou a base pra Family Guy, o dono era feito pelo Carlinhos Silveira, e o cachorro falante pelo Sérgio Moreno. Acho que teria sido muito mais interessante alguém com o perfil vocal do Sérgio ou do Cássius, por exemplo, pra fazer o Brian.
De fato a consistência no núcleo principal é um super ponto positivo. Acho que nenhuma outra produção com mesmo tempo de duração, e sendo contínua até hoje (com temporadas novas todo ano) tem o mesmo nível de consistência que Family Guy. Mas, realmente, o texto é uma porcaria na maior parte das temporadas.
Nesse aspecto da adaptação do texto, como já até foi citado em outras ocasiões, se salvam um pouco mais as 3 primeiras temporadas (Marshmallow), a 10ª até a 13ª (Sigma), e mais recentemente a 21ª em diante (TV Group). Inclusive, até palavrões passaram a ser usados na fase da TV Group em diante, o que é adequado em certo ponto ao desenho. Todo o resto entretanto, é uma tragédia.
Sobre o Brian, você citou o Cassius, e é curioso porque o Cassius dublou o Vinny, cachorro que substituiu temporariamente o Brian lá pela 13ª temporada. É um arquétipo de personagem bem similar, e concordo que seria melhor que o Hélio. No entanto, eu sinto que o Hélio foi mais escalado por semelhança com o César Leitão, do que pensando na escala original do Seth MacFarlane em si, se não, ia ser alguém com um perfil tipo o Cassius ou o Sérgio Moreno, acredito.
Eu sempre tive uma fanfic aleatória na cabeça que, se um dia o Hélio Vaccari fosse substituído no Brian, poderia ser pelo ator Daniel Boaventura (!), pelo fato dele ser fisicamente parecido com o Seth, ter um match de voz idêntico e pelo fato de ambos serem cantores de jazz. Criei essa fanfic se um dia o filme de Family Guy fosse finalmente lançado, dublado e se fosse um filme musical (o Seth já deixou claro que pretende fazer de Family Guy um filme musical), com as músicas dubladas. Aleatório, mas enfim rs