(13-08-2025, 13:59 )H4RRY51 Escreveu:(09-08-2025, 14:00 )SuperBomber3000 Escreveu: Não é bem uma opinião impopular, mas uma constatação sobre algo, só que não encontrei um tópico melhor então vai aqui mesmo.
Tenho a impressão que a dublagem de Family Guy ficou muito mais popular do que ela era nos últimos 4, 5 anos, na verdade o desenho como um todo, mas a dublagem junto. Eu digo isso por causa da popularização e viralização de cenas da série por meio de TikTok, Reels de Instagram, Shorts no Youtube e outras plataformas que permitem vídeos curtos. O uso de flashbacks que a série faz permite que ela viralize por trechos e ceninhas curtas. No Youtube mesmo, tem cenas da série postadas em shorts que tiveram milhões de visualizações.
Embora o desenho já tenha sido exibido na TV aberta, foi em horários ingratos. E a própria dublagem por muito tempo, pensando nos episódios completos e na tradução e adaptação de referências definitivamente não ajudou em nada, pelo contrário, talvez seja exagero da minha parte (e aí pode entrar uma opinião talvez impopular), mas acho que ela foi um fator prejudicial ao sucesso da série no país. Só comparar o quanto a dublagem de Family Guy tem um histórico de rechaço do público, como na época que os canais Fox anunciaram programação 100% dublada, e o que não faltou foi gente xingando os canais e metendo o pau na dublagem - isso na época que a Dublavídeo cuidou (ou melhor, descuidou) da série, o que explica muita coisa.
Mas, acredito que finalmente o desenho esteja alcançando um status mais mainstream no país, e a sua dublagem por consequência, em razão especialmente da viralização de shorts e trechos curtos. O humor da série permite isso.
De acordo. Apesar de que na época da FX e Globo o desenho já tinha uma certa notoriedade no país, é fato que hoje Family Guy está num patamar de quase mainstream graças à esses vídeos curtos, tanto que se você for parar pra ler os comentários desses vídeos você vai ver uma parcela considerável de pessoas que nem sequer haviam ouvido falar do desenho. Hoje podemos dizer que Family Guy e Simpsons no Brasil estão pau-a-pau. Mas isso tem um lado ruim, um desenho da qualidade de Family Guy já era pra ter emplacado no Brasil há muito tempo, até pelos longos anos que ele é exibido no país, mas concordo que isso também se deve ao fato da pouca acessibilidade à série na época.
Eu ainda acredito que Simpsons esteja num patamar acima, em razão de ter tido maior êxito nas exibições televisivas e essas serem mais antigas. A Globo passou Simpsons em horários relativamente bem acessíveis nos anos 90, o SBT também. Pessoas com idade para serem avôs e avós conhecem o Homer Simpson, mas não necessariamente conhecem o Peter Griffin. Porém, é nessa linha mesmo, a fama de Family Guy pelo que eu vejo só cresce no país graças a viralização desses trechos.
Agora, eu sinceramente acho que a dublagem do desenho, infelizmente, foi um entrave para o sucesso do mesmo durante o período da TV Paga há 10-20 anos atrás. Nessa época, as temporadas mais exibidas e reprisadas eram as que a Dublavídeo havia feito (e o mesmo aconteceu com American Dad também, a FX exibia muito pouco as primeiras temporadas em comparação com a terceira ou quarta em diante). E com a imagem da dublagem, colocando nesses termos, sendo o trabalho porquíssimo que a Dublavídeo fez, praticamente não se liam elogios à dublagem do projeto, e com razão, na internet brasileira.
Esse "Boca-a-boca" de internet do final dos anos 2000, por exemplo, ajudou South Park a se popularizar muito mais nesse mesmo período do que Family Guy. Tanto que, talvez hoje não seja o caso, mas se tivessem trocado o Luiz Carlos de Moraes no Peter Griffin, ali num intervalo entre 2008 e 2015, eu duvido, mesmo, duvido muito, que isso tivesse gerado alguma grande repercussão ou movimentação relevante na internet, como gerou a saída da Marta Rhaulin de South Park, comparando aqui, que até hoje nego enche o saco do Comedy Central e da Paramount por causa disso.
Eu também dúvidas que, por exemplo, se Family Guy tivesse ganhado um filme para cinema nos EUA nos anos 2000, esse filme, aqui no Brasil, fosse veiculado nos cinemas. Provavelmente aqui, iria direto para DVD ou algo do tipo. Hoje, eu já acho que algo assim seria mais viável aqui, se acontecesse.