(18-07-2025, 16:22 )DavidDenis Escreveu:(18-07-2025, 13:23 )SuperBomber3000 Escreveu: Eu acho que já comentei isso, mas se não tiver comentado, comento de novo:
A dublagem original de Super Campeões, neste caso, do Captain Tsubasa J, aquele que a Manchete exibiu, é simplesmente uma atrocidade.
Pessoal pode ter um apego nostálgico a ela, mas além de velho dublando criança, um monte de voz caricata, ela também provavelmente desbanca Samurai X e Bleach como a dublagem de anime mais desorganizada e inconsistente de todos os tempos.
Samurai X tem 95 episódios e a dublagem ainda mudou de estúdio uma vez, Bleach tem 366 e a dublagem teve várias pausas ao longo de quase 13 anos. Mas Super Campeões tem menos de 50, a dublagem só teve uma pequena pausa entre 97 e 98, e foi o suficiente para alguns personagens terem 9 vozes, como o Hajime Taki.
https://dublagem.fandom.com/wiki/Super_Campe%C3%B5es
É um nível de desorganização proporcionalmente muito maior que o visto em Bleach e Samurai X. Por mais que algumas escalas individuais fossem ótimas, como o Marcelo Campos, o Hermes, o Claudio Satiro e outros, isso não salva esse trabalho.
A dublagem do Road to 2002 do Gábia também é muito fraca, apesar de existir um apelo nostálgico. Mas o que a Gota Mágica fez em Tsubasa J é insuperável.
Aliás, o segundo Oliver é a voz do Mario Lucio? Chegamos a um conclusão no final?
Olha, é o meu palpite. Mas, não chegamos numa conclusão 100% exata até hoje.