Moon Knight Escreveu:Bruna, primeiramente: não vejo necessidade de me responder com deboche ou agressividade. Em momento algum te ataquei ou feri algum direito ? pelo contrário, tento manter o respeito com todo mundo aqui, mesmo quando discordo. E aliás, concordo com a maioria dos seus posicionamentos no fórum, o que torna ainda mais estranho esse tom. Tratar os outros com educação não deveria ser visto como coisa de ?intelectual?.
Bom, acho importante esclarecer: não deturpei o que você disse, só segui a mesma linha de raciocínio e levei ela pra outra direção. Você argumentou que o Chico não deveria ser homenageado por não ter sido o primeiro e nem muito mais recorrente que outros a dublar o ator ? citando o LC como alguém que o dublou primeiro e com bastante histórico. O que eu quis dizer foi: se o critério for esse ? de prioridade ou frequência ? então, por coerência, também deveríamos considerar a Marli Bortoletto pra dublar a Christina Ricci na série da Wandinha, já que ela foi a primeira a dublar a atriz nos filmes da franquia, mesmo que tenha sido só nas versões em VHS.
Mas sabemos que esse tipo de escolha vai além da ordem ou da constância. Vai também do que ficou no imaginário do público. As dublagens cariocas, tanto do Chico quanto da Adriana, foram as que mais circularam, e acabaram se tornando as vozes ?oficiais? dos atores na franquia pra muita gente. Então, quando se fala em homenagem, o apelo popular pesa ? não por desmerecer os outros trabalhos, mas por reconhecer o que marcou.
O ponto todo é: existem diferentes critérios possíveis pra justificar uma homenagem. O seu é legítimo, mas o meu também é. Não estou apagando a história de ninguém ? só propondo outro olhar dentro do mesmo debate, de maneira saudável.
"então, por coerência, também deveríamos considerar a Marli Bortoletto pra dublar a Christina Ricci na série da Wandinha, já que ela foi a primeira a dublar a atriz nos filmes da franquia, mesmo que tenha sido só nas versões em VHS"
Isso seria a treva,
Sou a favor de coerência, ou se defende bonecos ou não defende. Tipo amar a Marcia Regina em "Eu Sei O Que você Fizeram" e não querer Wellington Lima.
Normalmente a defesa é parcial por ter fãs. Fãs do Briggs sempre querem ele em tudo, sempre, mesmo não combinando. Mas é aquilo querem Briggs no Superman jovem - mesmo sem combinar - mas não querem a Monica Rossi na Lois jovem por não combinar.
Mas convenhamos que Marli na Wandinha seria terrível... rs
----------
Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
Colaborador das edições 1 e 8.
Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
Colaborador das edições 1 e 8.