Bruna Escreveu:https://www.dailymotion.com/video/x22myu3José Soares fazendo voz caricata.
Quem faz o "Dourado" que fala aos 1:50? Dublagem feita na Sigma nos anos 90.
Reinaldo Escreveu:impressão que é o Jorge Cerruti fazendo voz caricataMas não quer dizer que tenha sido ele mesmo, Reinaldo, tenho a impressão de que ele ainda não trabalhava nessa época. De qualquer forma, essa voz caricata do curta pertence ao também finado José Soares, pode confiar em mim que foi ele, sim.
SuperBomber3000 Escreveu:Se não estou enganado, o Cerrutti começou em 2000. Teve uma passagem antes, mas não sei se dublava durante os anos 90 em si.Pra confirmar a teoria de uma vez, Super, essa voz caricata pertence não exatamente ao Cerrutti, mas sim pelo também finado José Soares. Pode acreditar em mim, já vi outras vezes dele fazendo esse mesmo tipo de voz.
Parece um pouco com ele a voz do Dourado, mas não dou certeza.
Bruna Escreveu:Eu achava que a dublagem desse curta fosse dos anos 90 porque a maioria das dublagens de curtas presentes no DVD são dessa época, mas me ocorreu que é provável que o DVD mesmo tenha sido lançado mesmo já nos anos 2000.Me diga aqui uma coisa, Bruna, pra gente esclarecer essa teoria de uma vez: esse DVD que você tinha desse curta, por algum acaso, não seria um dos volumes de uma coleção chamada Fábulas Disney? Porque eu posso não ter tido quando ainda era criança, mas tenho a ligeira impressão de que esse curta foi lançado nessa coleção, só não me vem em mente agora o exato volume que conteve ele, mas foi bem por aí.
Uma curiosidade sobre esse DVD é que ele provavelmente contou com o envolvimento da Sigma, tanto que o Jorge Barcellos diz o nome dos volumes e dos títulos de todos os curtas, mesmo os que não foram dublados.
Tendo isso em mente, é também possível que alguns curtas tenham sido dublados diretamente para o lançamento em DVD pela própria Sigma, já nos anos 2000. Não conheço muito bem a voz do Cerruti na época, mas é possível que tenha sido ele levando em consideração esses pontos que eu levantei.
De qualquer forma, permita-me que eu resolva o X do problema, se é que já tenham resolvido antes de mim, claro, hehe! Não foi bem o Cerruti que fez a voz caricata do duende Dourado, nem sei se ele já trabalhava nessa época, mas sim o José Soares, o mesmo dublador clássico do Mr. Magoo, mesmo porque já tinha visto algumas outras vezes em que ele faz esse tipo de voz bem caricata, então pode confiar em mim que foi ele sim, com toda a certeza.
Bom, se não tiver mais nada, eu acho que o caso foi encerrado. De nada pela ajuda!
vmlc Escreveu:Você tava certa, Bruna. A dublagem é dos anos 90, de 1995, mais precisamente.Tem mesmo certeza disso, amigo? Porque pelo que eu saiba, um outro usuário postou algumas gravações da TV Colosso datadas do finalzinho de 1996, quando os curtas de Mickey e Donald passaram a ser exibidos com as dublagens tanto do lote da Megassom quanto da Sigma, fazendo com que o lote anterior da Herbert Richers fosse abolido de vez, se é que me entende, então foi nesse exato ano por aí.
Reinaldo Escreveu:É difícil ser ele, em entrevista ele disse que começou a dublar com frequência em meados de 2000 mesmo, depois de fazer Terra Nostra. chegou a conhecer o meio mas não seguiu na época - pelo que contou parece que foi nos anos 70 depois de formar em teatro e conhecer o Gilberto Baroli.Então, pra confirmar de vez a teoria da conspiração, Reinaldo, não foi exatamente o Cerruti, como todos pensaram, mas sim o José Soares usando um tom de voz mais cartunesca ainda. E pode confiar em mim, já vi o 'Zé' usar essa mesma voz algumas outras vezes.
matheus153854 Escreveu:Olhando aqui, me lembrou bastante o José Soares.E não é que foi ele mesmo? Exatamente como eu suspeitava, Matheus, você conseguiu matar a charada bem antes de mim, hehehe! E olha que eu já vi o José fazer esse mesmo tipo de voz caricata algumas outras vezes, então foi ele sim, senhor!
Aqui um vídeo com a voz dele na época:
https://youtu.be/xMI44TqweDs (aos 2:19)