SuperBomber3000 Escreveu:Eu nem acho que um problema na dublagem carioca tenha sido perder nomes por si só, mas não conseguir renová-los na medida em que foi perdendo.
SP também perdeu nomes. Nos últimos 15 anos, dubladores como o Paulo Celestino, a Nair Silva, a Isaura Gomes, Gessy Fonseca, José Carlos Guerra, Gileno Santoro, Emerson Camargo e outros da velha guarda faleceram, mas mesmo no caso de vozes mais velhas, houve uma reposição mais natural e gradual. Hoje temos outros dubladores que sabem interpretar personagens idosos e que começaram na década passada em SP. Pensa-se muito em dubladores mais jovens, de menos de 40 anos quando se fala na renovação da dublagem paulista nos últimos 20 anos, mas também teve com idade vocal mais avançada entrando junto.
No Rio também teve, mas confesso que não consigo pensar em muitos nomes. Tem também aqueles que envelheceram e começaram a dublar personagens mais velhos de alguns anos para cá, justamente tentando repor o pessoal que faleceu ou aposentou.
No Rio, só consigo lembrar do Alexandre Maguolo, que tem uns 50 anos, e dubla muitos atores e personagens mais velhos.