SuperBomber3000 Escreveu:Não é exatamente opinião impopular, mas não sabia onde postar então vai aqui mesmo. Todo mundo sabe que não existe dublador de filme", "dublador de anime", ou de série, ou de qualquer gênero específico em si; no máximo, existe dublador que só faz game porque o processo de localização de jogos é diferente do processo convencional, mas nada que impeça a pessoa de fazer outras coisas depois. Só que há um tempo eu vinha catalogando dublagens de reality shows, documentários e coisas mais obscuras em geral que passam na TV Paga muitas vezes, e a impressão que dá, é que existe um dublador específico em São Paulo que se aproxima do que seria um "dublador de reality shows", e esse cara é o Paulo Ávila.
Eu sei que ele já dubla já há uns quase 20 anos, já dublava na Marshmallow quando o Emerson Caperbat dirigia lá, isso antes de 2010, apareceu em algumas coisas na Álamo nos anos finais do estúdio, e é um cara que você nota sempre nas pontas, participações pequenas e vozes adicionais de várias produções em vários estúdios de SP, mas geralmente é mais nisso. É difícil vê-lo num protagonista de uma série da Netflix ou de um filme de cinema, ou de um anime por exemplo.
Só que a situação muda quando se fala de reality show, a impressão que dá é que ele é quase onipresente em 90% das coisas que a Vox Mundi e a DPN fazem para os canais Discovery, e em papeis grandes nessas produções. Pega uns programas tipo o Pesca Mortal, Carros Irados, Destiladores do Alasca, e mais uma porrada e você vai ter o Paulo lá em algum personagem grande. Os mesmos estúdios em questão não o escalam em grandes papeis de outros gêneros de trabalho, mas se é reality show ou documentário, provavelmente ele estará lá. Eu não sei se isso é só uma grande coincidência, mas não deixa de ser de certa forma.
E não só a DPN e a Vox, ele era muito ativo na SP Telefilm antigamente, na Centauro também eu acho que aparece razoavelmente, e acredito que ele não trabalhe na Tempo Filmes hoje em dia mas em projetos mais antigos do estúdio eu também já escutei ele. Todos estúdios que fazem muito reality e documentário.
E que fique claro que isto não é uma reclamação nem uma crítica ao Paulo, gosto do trabalho dele, só notei essa situação e achei ela extremamente curiosa. Inclusive gostaria de escutar ele dublando papeis grandes em séries, filmes pra cinema, um personagem grande de anime ou algo mais diferente do que ele costuma fazer. Claro que ele não faz só reality, mas os maiores trabalhos dele certamente são nesse gênero, e é uma voz que podia ser aproveitada em outras coisas, é uma voz pouco conhecida para quem não acompanha esse tipo de produção, em virtude do tempo de carreira e do currículo dele.
Tem dublador perfeito em reality. Lembro da Christina Rodrigues, sempre maravilhosa em shows assim.
----------
Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
Colaborador das edições 1 e 8.
Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
Colaborador das edições 1 e 8.