RHCSSCHR Escreveu:É incrível como nenhuma página grande de dublagem (pelo menos no Instagram) SEQUER fez UMA menção do falecimento da Thelma.
É como se ela não tivesse sido ninguém, sabe. Como se ela fosse esquecível. O único que comentou um pouco foi o Comentário Nerd, que nem é tão grande e nem é tão bem lembrado.
Pode não ter sido um nome clássico e conhecidíssimo como a Carmen Sheila por exemplo, mas por ser uma dubladora paulista veterana que dublou clássicos, uma menção seria interessante até pro grande público. Gente, ela até fez Dragon Ball (fez Kuririn)! Uma franquia tão conhecida, ainda mais a dublagem clássica da Gota Mágica pros saudosistas, mas nem isso foi o suficiente...
Pelo menos ela foi lembrada aqui e em alguns lugares, e no fundo ela nunca foi de aparecer, tanto que só recentemente que ela começou a gravar entrevistas.
Enfim, é uma pena tudo isso....
Foi uma voz clássica, fez O Pequeno Príncipe por exemplo. Mas há quase 20 anos que uns 80% do trabalho dela era direção. Fora que o saudosismo da Gota Mágica já se esvaiu há algum tempo, era opinião majoritária em 2005 mas não é hoje em dia. Pega a quantidade de gente que acha a dublagem da Gota Mágica melhor que a da Álamo e é muito menor hoje em dia do que há 15, 20 anos atrás, e com isso, o número de pessoas com essa opinião e que ainda sejam ativas falando de dublagem na internet é cada vez menor. Posso pegar outros temas que comprovem o mesmo resultado, como as opiniões médias sobre as dublagens e redublagens de CDZ e YuYu Hakusho foram mudando com o passar do tempo também.
Agora, verdade seja dita, a maioria das páginas e canais "de dublagem" hoje em dia na verdade são mais voltadas a dubladores específicos e produções específicas como um todo do que a dublagem em geral. Some ao fato que a Thelma era "sumida", no sentido de mais dirigir do que dublar, não dar muitas entrevistas, e não ter tantos trabalhos grandes nos últimos anos, e aí essas páginas de dublagem que só sabem falar de algumas vozes específicas que alçaram patamar de subcelebridade/celebridade e que possuem presença na internet, simplesmente não lembrariam mesmo dela, infelizmente mas é a verdade. O caso da Thelma é mais complicado de tankar porque ela foi uma profissional de muitas décadas de carreira, mas infelizmente, não é tão surpreendente.
Tanto que eu lembro de quando a Elisa Villon morreu, e claro que ela teve consideravelmente menos tempo de carreira que a Thelma, mas aqui mesmo teve gente falando que "em uma tal de Elisa Villon", a menosprezando quando ela havia falecido. Novamente, sei que o (des)caso com a morte da Thelma é mais complicado de engolir pelo tempo de carreira dela e trabalhos enormes que ela fez no passado, mas vou falar que isso não chega a me surpreender, mesmo.