SuperBomber3000 Escreveu:Isso está horroroso, caralho. A voz da moça então, parece aquela voz do Google, e olha que é uma cena tensa e emocional.
Por um lado, também cogitei essa possibilidade. Regulamentar como muitos dubladores queriam que a IA fosse, vide aquele PL que estava em discussão há uns meses atrás, hoje em dia, já não tem mais como. Diversos setores da cadeia econômica do Brasil e do mundo como um todo usam IA atualmente, já dependem ou dependerão dela, e não dá para retornar do ponto em que estamos. Setores de engenharia, medicina, direito e educação seriam afetados se algo como aquele PL de regulação da IA passasse. É a realidade.
Por outro, a dublagem com IA claramente é horrível ainda, e subdividindo a discussão, um trabalho porco igual ao desse filme da Amazon não concorre em qualidade com uma dublagem humana, mesmo que feita em algum polo alternativo se fosse, mas por outro é obviamente mais barato, muitos clientes já observam isso, e os movimentos como a Dublagem Viva deveriam pensar em outras soluções.
O problema do projeto Dublagem Viva é que muitos dubladores que participaram não tinham uma visão concreta sobre o mercado de IA, em vez de analisar por que esse mercado existe e como ele poderia de fato ser eficiente sem atrapalhar o mercado humano, simplesmente problematizavam qualquer coisa que envolvesse IA como um bode expiatório.
O Wendel Bezerra foi um dos únicos que vi fazer uma análise concreta sobre IA e debater com o público geral sobre isso, mas só ele falando sobre isso e conscientizando sobre não é o suficiente. Ele é um dublador grande, mas dificilmente tenho visto dubladores como ele tendo uma visão mais limpa e transparente sobre o assunto.