SuperBomber3000 Escreveu:Quando houve aquela situação em Rick & Morty em que o Ênio Vivona substituiu o Caio César, honestamente, acho que davam para terem tankado a dobra dele no Sr. Goldenfold e colocar o Ênio nos dois. O tom dado era muito distinto do que ele veio a fazer no Rick depois, e facilmente um ouvido destreinado não saberia que ambos os tons eram originários do mesmo dublador.
Em geral, eu não sei até que ponto isso seja impopular, mas prefiro que dobras sejam tankadas/mantidas quando necessário, ao invés de se trocar determinado dublador em algum personagem X em detrimento de manter no Y. A audiência muitas vezes até sabe que aquele dublador faz os dois personagens. Em crossovers mesmo é comum. Em geral é bom evitar certas dobras, mas quando elas acontecem, prefiro que sejam mantidas ao invés de trocar a voz em um personagem específico.
Sim, concordo. Eu nem sabia que o Ênio fazia o Sr.Goldenfold, só vim saber anos depois quando ele falou numa entrevista. Dava facilmente pra ele ficar nos dois, são tons muito diferentes.
Nesse caso de não tankarem dobras, um dos casos que mais me incomodam é o Lobue em One Piece, onde ele faz o narrador e o Raylight. Por mim podia deixar ele nos dois tranquilamente, seria até bom alguém dizer "É o Reylight narrando a história.", faria todo sentido no universo de One Piece. Mas o Glauco ñ tanka essa dobra. Toda vez que tem um episódio que o Reylight aparece, ou um arco que ele tem mais destaque, ele põem o Angelo Vizarro pra fazer a narração. Eu já reclamei disso lá no tópico do One Piece, mas eu odeio isso por dois motivos: Primeiro pq é um troca troca constante na voz do narrador, e isso incomoda demais, principalmente quando vc está assistindo vários episódios em sequência. Segundo, acho a narração do Angelo Vizarro bem ruinzinha. Ele é bom locutor, mas narrador não. Ele faz a narração exatamente como faz a locução; usando sempre o mesmo tom, e lá isso ñ funciona. Narração e locução só duas coisas completamente diferentes.
Agora, quanto a dobra do Marco Antônio Costa em Star Wars, fazendo o C3PO e o Bail Organa, eu discordo, pq era muito perceptível. Mesmo na época, quando nem sabia direito os nomes dos dubladores, eu já percebia e ficava meio incomodado com essa dobra.
Pra mim dobras em dublagem, tem que seguir uma de duas regras:
1- Serem tons completamente diferentes, ou
2- Os personagens nunca podem aparecer juntos, ou um após o outro em curto intervalo.
Na 3ª dublagem de Star Wars, por exemplo, o Briggs faz o Han Solo e o Yoda. Eles nunca aparecem juntos, e mesmo que aparecessem, são dois tons totalmente diferentes.
Imaginem na em Dragon Ball, o Tao Paipai, Raditz, Bardock e Majin Boo aparecessem todos juntos, ou em sequência em um intervalo curto. Ia ser muito estranho escutar a voz do Wellignton Lima em tantos personagens de uma vez.
Na 1ª dublagem de Yu Yu Hakusho, além do Karasu, o Marcus Jardym também dublou o Kaito, e era muito estranho sair do arco do torneio, direto pro do Sensui, e escutar o Marcus fazendo dois personagens importantes em sequência. Na redublagem acho que perceberam isso e deixaram ele só no karasu, e botaram o Paulo Vignolo no Kaito.