Moon Knight Escreveu:Acho que o critério de escalação foi diferente desta vez, enquanto em "Eternal" a preferência era de manter as vozes da BKS, em "Cosmos" todas as personagens que não haviam aparecido no filme anterior foram substituídas em relação a série original. Todas as vozes são jovens, então provavalmente foi por match de voz. Inclusive, tem muitas dubladoras mais novas do mercado na produção, só que uma ou outra acabaram ficando um pouco mais fraquinhas...
Em compensação, trouxeram o Rodrigo Andreatto de volta num personagem que foi uma participação minúscula que ele havia feito em Sailor Stars.
Mas assistindo um pouco aqui, realmente deram preferência para dubladoras mais jovens nas personagens que não apareceram nos filmes Eternal. Eu só acho que deveriam ter tornado essa preferência geral desde o princípio em todos os personagens, e não apenas nos novos, fica um contraste.
Mas de pontos realmente negativos, tem a questão dos termos em inglês em absoluta integralidade do original ("Princess" e etc), juntamente com honoríficos e japonezices ("mamo-chan"; "Galaxia-samá"; "usa-chan", etc), num conjunto da obra tão complicado, que faz a dublagem de One Piece da Unidub parecer ponderada e coerentemente localizada, em relação a adaptação, tradução e manutenção de termos. E, infelizmente, com todo respeito, mas a Úrsula na Chibiusa é uma escalação que não tem o menor cabimento nos dias de hoje e o resultado infelizmente é totalmente bisonho. A voz da Úrsula simplesmente não cabe, de forma alguma, numa garotinha nos dias de hoje. Mesmo entre outras escalas antigas que soem ainda um cado discrepantes, a Úrsula na Chibiusa se destaca nesse quesito. Quando ela fala, eu escuto o Sentoumaru de One Piece, mas não escuto uma garotinha de menos de 8 anos de idade; isto não é uma crítica a Ursula em si, que fique claro, mas a quem decidiu que seria boa ideia manter essa escala e exigi-la, neste caso a Toei Animation.
De resto, a dublagem é muito boa, em especial a Priscila Concepción que soa bem próxima ao que era há 20 e poucos anos atrás, considerando que muita gente acha que a voz dela envelheceu demais, e eu discordo. Mas não tem como não reparar nesses outros pontos mencionados do parágrafo anterior.