Maldoxx Escreveu:Não deixa de ser frustrante que muitos dos seriados considerados os melhores de todos os tempos, como Breaking Bad (e Better Call Saul), The Wire, Succession, Mad Men, Halt and Catch Fire, Atlanta, Boardwalk Empire, etc. tenham dublagens abaixo do esperado. Isso não significa dizer que sejam dublagens ruins per sé (embora algumas sejam mesmo terríveis em todos os aspectos, como em Atlanta), mas cujo potencial nem de longe chega ao desejado em seriados deste calibre, especialmente se compararmos com o original. Os problemas variam: escalas ruins, texto suavizado ou mal adaptado, inconsistência, interferências sem nexo do cliente, barateamento, enfim, inúmeras questões que nivelam a dublagem por baixo.
É uma pena mesmo, porque às vezes você vê uma cena no original, e quando vai ansiosamente conferir como foi dublada, descobre que ficou MUITO abaixo. Não ajuda que o público que consome esses seriados (não só os que citei, mas no geral) costuma ser mais preconceituoso que o costumeiro em relação à dublagem brasileira, e aquele trabalho decepcionante de repente vira régua geral para toda e qualquer produção dublada, prejudicando a imagem da arte como um todo.
Para não focar só no negativo, creio que a dublagem de Família Soprano tenha alcançado um nível respeitável e à altura do seriado, muito embora também tenha problemas de inconsistência, principalmente. As outras não tiveram muita sorte no conjunto da obra, infelizmente.
Puta responsa dublar essa série, já que muita gente a considera a melhor já feita. Uma boa galera mesmo.
Também acho, apesar dessas inconsistências, principalmente no elenco secundário, a dublagem é quase no nível da série mesmo.
Num geral, a dublagem foi muito feliz, mesmo nas trocas. Tiveram algumas que eu achei até superiores as vozes anteriores, como a Mônica no lugar da Maria Helena e a Sheila no lugar da Melise. Outras trocas, como o Francisco José pelo Hamilton, acho que mantiveram o nível. E outras como Domício pelo Élcio (e depois pelo Vasco), e MAC pelo Moreno, eu acho q apesar das vozes originais serem melhores, ainda foram muito felizes.
E como foi uma série ?longa?, e com episódios longos, todo o elenco da HR na época (e vale lembrar que não estava mais nos grandes dias) acabou participando, seja num protagonista ou numa pontinha.