Lionel23 Escreveu:Vou dar um breve parecer sobre isso (pois tô me recolhendo):
- Eu só vi A Lista de Schindler uma única vez em toda a minha vida. E eu possuo o DVD disto há uns 18 anos, pelo menos.
- Tinha pra mim que só existia uma única dublagem, e que ela foi mixada e restaurada para o DVD.
- Só vim descobrir da existência de uma redublagem para isto, quando postaram a citada entrevista do Santana falando que ele tinha dirigido duas versões,
- Pesquisando, aparentemente, o SBT só exibiu esta obra uma única vez ("ajuda" o fato dela ser longa e sem cores). Ou seja, é um artigo EXTREMAMENTE RARO.
- A versão que figura no DVD, se me lembro bem, não possui locução. Então não ajuda muito a confirmar o estúdio.
- Mas com toda a experiência que acumulei colecionando mídia física desde 2003, é altamente improvável que a versão presente nele e no Blu-ray seja a dublagem que passou no SBT.
- A única certeza disso tudo é que o Dário fez o filme duas vezes (e Márcio Simões também, provavelmente). Mas quanto ao resto do elenco, não tem como saber. Até o dia que aparecer um TVRip do SBT, ou algo semelhante.
- Logo, o elenco cadastrado pelo Marcelo deve se tratar da redublagem. E os novos dados que o vmlc postou terão de ser incorporados ao tópico existente.
O elenco que o Marcelo cadastrou é da primeira dublagem mesmo. Apesar de ser mais comum encontrar a redublagem na internet, ainda dá pra achar a dublagem do SBT em alguns arquivos