johnny-sasaki Escreveu:pode ter sido questão de direitos,ou questão de na hora de dublarem,o material que receberam não tinha a música isolada,sem os diálogos japoneses e os efeitos sonoros(a Toei é notória por não organizar o material das produções dela até o fim dos anos 90 e de até jogar os originais fora),tanto que tem uns casos isolados e raros de canções terem sido mantidas na franquia aqui e ali.
Inclusive,uma coisa curiosa,no episódio em que Trunks se revela como Super Saiyajin e corta Freeza ao meio,toca uma trilha única na franquia que foi composta pelo agora infame Kenji Yamamoto(sim,o que plagiou deus e o mundo em Kai e na maioria dos jogos da franquia nos anos 90 e 2000. E sim,o tema do Trunks vs. Freeza também é plágio...),e apesar da Toei ter removido todos os traços dele depois que foi desmascarado,a Toei distribui normalmente esse episódio com essa música dele até hoje,seja no Japonês ou nas outras dublagens,provavelmente justamente deles não terem mais o material pra editar o áudio e as únicas opções seriam dar um mute no áudio ou banir o episódio.
Não há como inserir as canções de volta num material dublado antigo que eles nem têm como editar nada por cima,a não ser que as cenas específicas com as canções fossem regravadas e redubladas,e se a Toei quisesse mesmo fazer isso,eles já teriam dublado as cenas cortadas de DB que não possuem dublagem por culpa da Televisa e distribuem assim até hoje, sendo que até a Viz fez esse esforço com Naruto e Inuyasha em tempos recentes...
Eu tenho minhas dúvidas quanto ao último parágrafo. Já há muitos anos existem softwares sofisticados o suficiente para remover ruídos e repartir uma trilha de áudio inteira se necessário, ainda mais que no Bluray as produções são convertidas para 5.1. E numa cena onde só há diálogos (sem a presença de música por cima) nem se fala, é só preencher com uma música se for o caso.
Eu tenho quase certeza de ter assistido o episódio 184 na Rede Brasil e escutar Unmei no Hi. Inclusive pelos TV Rips da época na internet (onde se tem Unmei no Hi na trilha), a qualidade da montagem da música na trilha é infinitamente melhor que a dessas edições por fãs que até então eram as disponíveis na internet antes de 2017, de fato parece algo oficial.
Agora, quanto ao tema de Trunks vs Freeza, eu sei de qual você está falando, é o Battle Point Unlimited que era plagiado de uma música chamada The Murder of Love:
[video=youtube;vsF72A6uH9o]https://www.youtube.com/watch?v=vsF72A6uH9o[/video]
[video=youtube;kzt2iSNyN8Q]https://www.youtube.com/watch?v=kzt2iSNyN8Q[/video]