DavidDenis Escreveu:Aí cairemos sempre no ponto, quem determina o valor de hora? Não existe uma lei nacional de piso de dublagem, e mesmo acordos mudam de estado para estado, o que o Sated de SP acha Justo, não é a realidade do Sated de Minas ou do Sated do Paraná.
E quem determina este valor justo? Um grupo que se reúne e faz justamente um acordo sindical que precisará ser cumprido até por quem não é sindicalizado.
se existe um consenso entre os dubladores sobre um piso, pq não respeitar? o estúdio vai baixar ao máximo a pedida para ter determinado cliente e consequentemente irá oferecer menos (mas nunca igual) aos dubladores mais experientes e por conta disso vários estúdios estão metendo atores no mercado de dublagem sem nenhuma experiência, além de prejudicar o próprio mercado.
o ponto é que as distribuidoras vão aonde elas podem pagar pouco e quem vai se ferrar nessa história são os consumidores que vão começar a receber péssimas dublagens. vide greve de 1997 e o começo da pandemia. mas depois não me venha com a hipocrisia de escrever sobre a ou b dublador não combina com o ator, péssima escalação e etc.... já que os msm que estão apoiando o que está sendo feito são os msms que defendem péssimas dublagens como sendo boas.