DavidDenis Escreveu:Aí cairemos sempre no ponto, quem determina o valor de hora? Não existe uma lei nacional de piso de dublagem, e mesmo acordos mudam de estado para estado, o que o Sated de SP acha Justo, não é a realidade do Sated de Minas ou do Sated do Paraná.
E quem determina este valor justo? Um grupo que se reúne e faz justamente um acordo sindical que precisará ser cumprido até por quem não é sindicalizado.
Certo mas se o valor e tabelado a anos entre as empresas e representantes e você quer pagar menos, é lógico que vão tirar satisfação pra estar alinhado - não concordar com sindicato ou similares é válido. só não tem lógica querer peitar querendo lutar com algo já estabelecido sendo kamikaze.
DavidDenis Escreveu:Vale lembrar que quando a Dubbing Company assinou o acordo e passou a cumpri-lo integralmente ainda assim continuou o boicote de muitos dubladores que seguiam precisando colegas a não dublarem lá e não escalarem quem dubla lá. Para muitos isso pode ser visto como uma forma de criar um cartel, ou pelo menos reserva de mercado.
Já é do meio não absorver todos que entram no meio, só
ver quantos alunos de cursos grandes conseguem se firmar, se é difícil pra quem já está na capital imagina pra quem começou em outro polo ou cidade.