SuperBomber3000 Escreveu:Creio que ainda não, por causa da velocidade de processamento; ainda demora para se dublar vídeos de minutos com IA, que dirá séries ou filmes inteiros e com qualidade. Mas, vejo como algo que os clientes olhando, certamente pode desanimá-los futuramente, num longo prazo. Mas, por outro lado, a repercussão disso não vem sendo tão alta quanto parece, pelo menos não fora das bolhas de dublagem (e talvez do alcance de alguns clientes). Os vídeos do Pop Nerd mesmo não tiveram lá um alcance grande real nem com outras bolhas fora a da dublagem em si, nem 10 mil acessos tiveram.
Outro exemplo disso, é que os próprios caras do Katon Podcast não entenderam para quem seria a indireta do Glauco, depois em um outro vídeo eles até acharam que seria contra o "estúdio que dublou Hunter x Hunter 2011" só porque a dublagem havia ficado ruim, sendo que não foi.
Mas, não discordo do pessimismo, fique claro. A situação não deixa de ser muito ruim. Só acho que isso ainda não vai ser estopim para IA, pelo menos não agora.
Sinceramente? Eu acho que qualquer situação dentro da dublagem, por maior alcance que ela tenha, não vai furar a bolha. Óbvio que a profissão hoje já algo bem mais difundida do que há 10, 20 anos atrás, mas ainda sim não é grande o suficiente pra atingir o conhecimento do grande público e das grandes massas. Muitas pessoas nem sequer sabe como funciona um processo de dublagem no Brasil (até porque muitos nem se interessam pelo assunto), então é um assunto que vai ficar sempre restrito aos fãs e às pessoas do ramo mesmo. Eu ainda arrisco em dizer que numa possível transição da dublagem humana pra dublagem artificial, o grande público nem vai perceber e é algo que acho que vai passar abatido (isso, claro, supondo que a tecnologia estará bem mais avançada se isso de fato ocorrer). É como pegar uma praia: relaxar na ponta da areia apreciando a calmaria do mar, mas no fundo dela pode estar ocorrendo um caos. Eu acho que é essa a situação, o caos está instaurado pra quem trabalha no ramo, mas quem é de fora, pouco se importa ou desconhece sobre.
Não sei se exagerei, mas é o que eu penso. É aguardar ver o capítulo final dessa novela e ver o quão ela afetará a indústria.