SuperBomber3000 Escreveu:Apesar da indireta do Glauco para a Atma no Katon Podcast ter sido bem óbvia, ele não chegou a citar o nome do estúdio em momento algum. Acho bem difícil a Atma ganhar esse processo, mesmo.
Conversei com algumas pessoas nos bastidores, diretores de algumas Casas, e não só a Atma, mas outro estúdio também está considerando acionar juridicamente outros dubladores e também pessoas da internet, já chegaram a falar comigo inclusive sobre uma postagem NESTE FÓRUM, perguntando se eu sei (ou imagino quem seja) determinados usuários, e também postagens no Twitter X, a primeira medida seria pedir o IP da pessoa pra identificar o nome, CPF e endereço da pessoa que postou a "informação" na web e pedir explicações judicialmente para ela. Pelo menos o custo de um advogado e uma dor de cabeça esta pessoa teria.
Paseven Escreveu:o vídeo foi uma live e se foi, tem comentários que citam a atma? no vídeo, os comentário das pessoas citam a atma? não precisa citar nomes quando todos entendem e expressam para quem foi o direcionamento da msg.
Exato, não faltam jurisprudências sobre isso, como jornalista trabalho frelancer para vários escritórios de direito fazendo pesquisas, tanto que eu mesmo passei a estudar direito. Não precisa citar nominalmente algo, se você dá a entender na sua fala de um modo que todos saibam de quem você está falando o ofendido pode sim processar e ter chances de ganhar se provar que ocorreu calunia, difamação ou injuria. E tem gente que em uma única fala faz as três coisas.
Uma empresa pode pedir - por exemplo - explicações judicialmente. A pessoa dizer pro juiz se ela está ou não falando dela. Ou seja, ela não assume culpa alguma, ela questiona a fala da pessoa. Aí ou a pessoa assume que é dela que está falando (e o processo segue com a acusação formal de calunia, difamação ou injuria) ou ela nega e a empresa usa isso a seu favor "ele não falava da gente".
Mas isso é só um meio legal. A empresa pode dizer "estava falando da gente e não é verdade", sem problemas também, um outro rito processual viável.
----------
Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
Colaborador das edições 1 e 8.
Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
Colaborador das edições 1 e 8.