Maruseru03 Escreveu:Já fizeram um video falando sobre a situação complicada da Atma:
[video=youtube;JQCwxgGnURI]https://www.youtube.com/watch?v=JQCwxgGnURI[/video]
Tem algumas imprecisões - não é como se o Pop Nerd ainda fosse uma fonte extremamente fidedigna nesses casos, vide algumas bobagens faladas sobre Hunter x Hunter, como elogiar o Glauco Marques com 11 anos de dublagem como "veterano", e ao mesmo tempo, taxar dubladores mais experientes que ele no elenco, com 13, 14, 17 anos de carreira, como "novatos" - Mas reconheço que aqui ele ao menos tentou ir atrás e apanhar um bocado de informações.
E além de Dr. Stone, Slime, e outros animes dublados na Atma antes mencionados, fiz um apanhado de outras franquias que o estúdio dublou até então, e que poderiam ser futuramente afetadas se a CR continuar dublando lá e nada for feito por parte alguma:
- Os filmes de Psycho-Pass. Se algum dia a série for dublada, é bem provável que aconteçam algumas trocas, já supondo o Fábio Lucindo, Cassiano Ávila, e talvez a Shallana, que pegaram papeis grandes nos longas.
- Sword Art Online - em futuros filmes ou sequências, a Raíssa Bueno não retornaria na Silica. O Reinaldo Rodriguez por sinal foi trocado como o Agil no último filme pelo Douglas Monteiro, e eu não duvidaria que tenha tido relação com uma eventual saída dele do estúdio.
- Temos uma futura temporada do remake de Rurouni Kenshin vindo. Esse, aparentemente, pelos nomes do elenco, até nem corre tanto risco de trocas, mas é bom ficar de olho.
- Temos também Haikyuu, onde o Grinnan certamente não fará o Ushijima numa eventual dublagem da terceira temporada, e o Ricardo Daunt, e o professor Takeda também teria outra voz pelo visto. Se bem que a a dublagem de Haikyuu foi tão mal escalada desde o princípio que a essa altura isso nem faria tanta diferença.
- Vinland Saga, no caso a versão da Crunchyroll. Como a direção foi do Alex Minei, talvez essa produção corra menos risco de uma lambança, e aparentemente, nenhum dos dubladores do elenco fixo deixou de dublar na casa; porém, também é bom ficar de olho.
- E por falar em direção do Alex Minei, eu não duvidaria de Berserk acabar ganhando alguma nova produção futura, um novo anime ou filme quem sabe (e este ser dublado na Atma); se continuar nas mãos do Alex, acredito que possam não haver maiores lambanças e ao menos alguns nomes como o Nanal, Márcio, Luísa, Camacho, Douglas Monteiro, Fernando Ferraz e Guilherme Lopes sejam mantidos nos seus papeis; além do Rickert pelo Daunt que ficou legal, mas aparentemente ele não trabalha mais lá. Já o resto do elenco - tirando talvez Mauro Gasperini (Rei de Midland), Cléber Simões (Gambino), Carlos Seidl (Gennon), e as vozes dos demônios do Eclipse (Mauro Castro, Sidney César, Maitê Cunha e Alessandro Imperador) que ficaram bons, mas são participações menores - nem faz tanta falta assim.
- Pegando carona com Berserk no campo das suposições depois de Berserk, Shadows House pode ganhar uma temporada nova futuramente, e se ganhar e a dublagem se mantiver na Atma, é bye bye para umas 3 ou 4 vozes fixas. Basta olharem o elenco.
- E ainda há outras séries já finalizadas, e/ou que podem vir a ter algum remake ou especial futuro. Spice & Wolf mesmo ganhou um remake recente que pode vir a ser dublado em algum momento, por exemplo, e a única troca que talvez ocorresse poderia ser na voz do Fermi. Há outras séries importantes que já foram dubladas no estúdio, e que se ganhassem algum especial ou até mesmo remake ou continuação hoje em dia, provavelmente teriam sua consistência bem prejudicada.
Só uma análise da situação das séries feitas no estúdio e o muito provável futuro da dublagem delas, se nada for feito, e olha que eu só falei de anime (e a Atma tem outros trabalhos, como séries e animações ocidentais). Ideal seria que as sequências da maioria dessas produções fosse para estúdios como a Dubrasil, Artworks ou Marmac.