DavidDenis Escreveu:Dublavídeo errou com Family Guy, Futurama, American Dad e Bob's Burguers, eles não tem o "toque" nescessário para entender animações adultas, não rolou mesmo. Até a Clone entendeu melhor o que era o produto. Simpsons dava mais sorte nos Rio pois na maior parte do tempo os cariocas embarcaram na loucura da animação adulta, mas sofreu igualmente com trocas de vozes e a péssima tradução/adaptação do texto.
Já Rick & Morty deu sorte não necessariamente de cair em Campinas, mas sem dúvida foi o melhor cartão de visitas da Dubbing Company (junto com La Casa de Papel, que é um dublagem que conquistou seu público) mas sim de cair nas mãos do Renan Alonso, que gosta deste tipo de animação e entende bem o conceito delas.
E o elenco de Rick e Morty parecia se divertir com aquilo. As temporadas 3 e 4 são as melhores... Ênio Vivona, Renan Alonso, Mariana Pozatto, Raquel Elaine e André Gaiani entenderam bem os personagens e o texto e embarcaram bem naquilo. Ficou melhor que o original e muitos fãs concordam com isso. Eles sacaram que aquilo era teatral, exagerado, caricato.
Não diria que a Dublavídeo tenha errado tanto com Futurama mais pelo momento em que eles pegaram o desenho, ele foi dirigido pela Leda Figueiró, que era uma diretora (enquanto diretora) mais cascuda do que, por exemplo, viria a ser a Vanessa Alves quando pegou Family Guy no estúdio anos depois. Tinham uns diálogos engessadinhos aqui e ali, sim, e algumas coisas que podiam ter ficado melhores, mas ainda era algo muito superior comparado à atrocidade que o mesmo estúdio viria a fazer com Family Guy anos mais tarde. Talvez o fato do desenho ter sido dublado ainda no fim dos anos 90 e contado com outros nomes também mais cascudos (que já dublavam desde os anos 60 em diante, como o Aldo César e o Silvio Navas) tenha contado também, o timing cômico tanto do Aldo quanto do Silvio no Bender era excelente. Já Bob's Burgers lá eu não assisti os pouquíssimos episódios que o estúdio fez, só sei que fizeram o desfavor de trocar o Lobue no Bob, e a Disney quis bancar essa troca, que deveria ter sido temporária.
E ainda sobre Family Guy, o que torna a situação mais triste é que a dublagem das 3 primeiras temporadas na Marshmallow era boa, também não era perfeita, mas era boa. E o que ela se tornou depois (da 4ª até a 9ª) era uma tristeza absoluta. Só veio a melhorar depois na Sigma, aí decaiu de novo na Dubbing & Mix (embora não ao mesmo nível de ruindade das temporadas feitas na Dublavídeo) e agora na TV Group/Media Access eu não sei como está, mas imagino que esteja melhor.
E eu concordo também que até a Clone também entendeu melhor esse tipo de produto com Futurama, muito embora também houvessem alguns problemas (especialmente quando a Nair Silva assumiu a direção no lugar do Figueira e do Well Lima), mas foi um trabalho melhor.
johnny-sasaki Escreveu:mas o Renan Alonso nem tinha muita experiência na direção quando começou Rick & Morty e até então só pegava produções que não repercutiam ou chamavam muito a atenção do público,mas ele entendeu bem o que tinha que fazer com o desenho. Acho que outra coisa que ajuda é que o Ênio Vivôna é um humorista experiente,então depois que assumiu o Rick(se bem que ele já participava do desenho desde o começo) ele provavelmente contribui na hora de adaptar ou improvisar as piadas pra ficar mais natural aqui(acho que a maior diferença entre ele e o Caio César,é que o Ênio deixou o Rick com um tom ainda mais debochado)
Sim, é uma questão também de visão artística, e a do Renan casou muito bem com o desenho de cara. Embora eu ache um pouquinho que o ele mesmo (e a Bruna, que co-dirigiu alguns episódios a partir da 4ª temporada) se empolgaram até demais a partir de um dado momento, mas considero a localização e o timing cômico das 2 primeiras temporadas perfeito. Final Space foi outro trabalho que o Renan dirigiu no estúdio e que também ficou muito bom nesse sentido - muito embora seja uma série de cunho mais sério e uma história de fato mais profunda que R&M e os demais desenhos citados.