Sintetizadores de voz por IA pode ser o fim da dublagem no futuro?

258 Replies, 53192 Views

[video=youtube;B9iGJP6vFHM]https://m.youtube.com/watch?v=B9iGJP6vFHM[/video]

Vídeo do canal Vila do Chaves postado 2 semanas atrás, muito interessante e bem reflexivo sobre a questão da IA na dublagem. Vale a pena ver completo!

Olhando os comentários, até fiquei surpreso de bastante gente querendo uma dublagem IA, mantendo os dubladores clássicos da MaGa, pois, segundo alguns, as dublagens mais recentes são "horríveis".
Ao mesmo tempo, fiquei triste com alguns comentários, mais ou menos assim "o tempo da dublagem acabou, é coisa do passado, IA é o futuro", alguns inclusive usando o argumento comparando a dublagem com a máquina de escrever, que teve seu valor numa época, mas agora é coisa do passado. E alguns dizendo que "querer dublagem viva é mais por nostalgia." E tem alguns distorcendo algumas coisas (não sei exatamente se foi nos comentários desse vídeo, ou de outro), dizendo que os dubladores que querem a "dublagem viva" são contra o progresso, que é melhor pensarem em "plantar batata"

Eu fico um pouco triste ao ler coisas assim. Pois é como se toda a dedicação dos dubladores, de décadas, fosse algo meramente descartável. E às vezes as pessoas esquecem que a Inteligência Artificial não afetará apenas a indústria do entretenimento, mas praticamente A MAIORIA dos empregos no mundo.
E do jeito em vivemos num mundo em que o lucro fala mais alto que o artístico...

Sinceramente, acho que a dublagem como conhecemos está com seus dias contados....
"Tá loca, está onde México:

Aqui sim desgosto, oitenta e cinto.
Que dirá.. não... queridá... Chiquititinha.
Lhe sucata onde. E na alergia eu sentei pela loucura, tô com um mico que vai votar.
"

Del Ocho, Chavo

Mensagens neste tópico
Sintetizadores de voz por IA pode ser o fim da dublagem no futuro? - por RHCSSCHR - 29-03-2024, 09:24

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Novidade sobre Dublagem Paseven 9.056 3.715.672 3 minutos atrás
Última postagem: Derek Valmont
  Dublagem de Boruto e retorno de Naruto Shippuden (?) SuperBomber3000 1.725 348.293 5 minutos atrás
Última postagem: Duke de Saturno
  Nota de Falecimento - Artistas brasileiros da voz Paseven 769 111.215 20 minutos atrás
Última postagem: DavidDenis
  Registros perdidos ou raros da dublagem brasileira SuperBomber3000 3.285 1.283.066 29 minutos atrás
Última postagem: Danilo Powers
  Opiniões Impopulares Sobre Dublagem Bruna' 3.265 520.255 1 hora atrás
Última postagem: Vortex

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)