taz Escreveu:Só quis dizer q conhecia a dublagem a qual vc se referia, e q coincidentemente tinha sido eu q tinha identificado a participação dele nessa dublagem.
Na época de Guerra e Paz a voz dele não era parecida com a voz do Mauro (na minha opinião). E como se trata de uma dublagem mais antiga, é interessante notar q o timbre dele já era bem característico, e ele já tinha esse tipo de voz q ele sempre teve ao longo da carreira, só q evidentemente bem mais jovem.
Já no vídeo do GabrielSa feito na década de 80, achei q o grave dele ficou bem próximo ao da voz do Mauro de Almeida.
Sobre as vozes da Sumára e da Mariangela, não acho as vozes parecidas, mas realmente tem algo na voz da Mariangela q remete à voz da Sumára. A Carla Pompilio tbem as vezes, só q eu acho bem menos q a Mariangela.
Acho que a semelhança delas com a Sumára, assim como a Lina Rossana tbm (a depender do tom) é mais por serem vozes graves femininas (em timbres próximos, no sentido de faixa de voz) do que por terem vozes realmente parecidas, a voz que mais parece com a da Sumára é a da Viviane Faria.