Bruna Escreveu:Não entendi o que você quis dizer, você ter identificado a voz do Cadu significa que não há semelhança?
Eu acho que vozes semelhantes não precisam ser idênticas, já comentei aqui até da Mariangela Cantú e da Sumára Louise, que pra mim tem vozes semelhantes mas de uma forma tangencial, não são vozes que você bate o ouvido e "nossa, que vozes parecidas", mas às vezes você nota pequenas características compartilhadas entre as vozes ou até estilos de interpretação, sei lá.
No caso do Cadu e do Mauro eu diria que, ambos na mesma idade, tinham uma semelhança no tom da voz, não eram vozes particularmente graves (inclusive o Cadu dubla o personagem do Nelsinho Baptista numa gafe nesse filme e ele faz um tom bem jovial pro personagem, por exemplo) mas com um "arranhado", soturno característico, até sujo diria; só que com o tempo (e eu diria até em pouco tempo) a voz do Cadu foi ficando mais caracteristicamente "suja", especulo que ele fosse fumante porque o tipo de envelhecimento precoce por qual a voz dele passou é bem típico de fumante, e aí foi ficando essa coisa mais rouca, mais "suja" e grave, enquanto a voz do Mauro se manteve relativamente limpa.
Só quis dizer q conhecia a dublagem a qual vc se referia, e q coincidentemente tinha sido eu q tinha identificado a participação dele nessa dublagem.
Na época de Guerra e Paz a voz dele não era parecida com a voz do Mauro (na minha opinião). E como se trata de uma dublagem mais antiga, é interessante notar q o timbre dele já era bem característico, e ele já tinha esse tipo de voz q ele sempre teve ao longo da carreira, só q evidentemente bem mais jovem.
Já no vídeo do GabrielSa feito na década de 80, achei q o grave dele ficou bem próximo ao da voz do Mauro de Almeida.
Sobre as vozes da Sumára e da Mariangela, não acho as vozes parecidas, mas realmente tem algo na voz da Mariangela q remete à voz da Sumára. A Carla Pompilio tbem as vezes, só q eu acho bem menos q a Mariangela.