taz Escreveu:Eu assisti Guerra e Paz com Henry Fonda e Audrey Hepburn (versão da Álamo, provavelmente feita nos anos 70), e não consegui perceber semelhança. Tanto é q ainda identifiquei algumas participações dele desse filme e postei aqui no fórum.Não entendi o que você quis dizer, você ter identificado a voz do Cadu significa que não há semelhança?
Eu acho que vozes semelhantes não precisam ser idênticas, já comentei aqui até da Mariangela Cantú e da Sumára Louise, que pra mim tem vozes semelhantes mas de uma forma tangencial, não são vozes que você bate o ouvido e "nossa, que vozes parecidas", mas às vezes você nota pequenas características compartilhadas entre as vozes ou até estilos de interpretação, sei lá.
No caso do Cadu e do Mauro eu diria que, ambos na mesma idade, tinham uma semelhança no tom da voz, não eram vozes particularmente graves (inclusive o Cadu dubla o personagem do Nelsinho Baptista numa gafe nesse filme e ele faz um tom bem jovial pro personagem, por exemplo) mas com um "arranhado", soturno característico, até sujo diria; só que com o tempo (e eu diria até em pouco tempo) a voz do Cadu foi ficando mais caracteristicamente "suja", especulo que ele fosse fumante porque o tipo de envelhecimento precoce por qual a voz dele passou é bem típico de fumante, e aí foi ficando essa coisa mais rouca, mais "suja" e grave, enquanto a voz do Mauro se manteve relativamente limpa.
GabrielSa Escreveu:Eu n cheguei a ver com essa dublagem, só vi o registro, eu vi com a dublagem da Telecine. Eu não cheguei a ver, mas a dublagem Álamo foi feita só em até no máximo 81, já que o Garcia foi pra o Rio em 81. E o Chico José foi um tempo depois dele (alguns meses, um ano no máximo). Ele já disse nessa entrevista: https://youtu.be/XwfVoPRn-hINão sabia, achei que o Chico tinha ido no final dos anos 70.
Mas eles trabalharam em SP até 81? Existem registros de trabalhos deles em SP nessa época?
True love will find you in the end.