RHCSSCHR Escreveu:Esse senhor Helvécio chega a citar a dublagem de O Professor, de Cantinflas (considerada ruim por ele, que fez com que o filme fracassasse no Brasil, de acordo com ele).
Como eu queria ter acesso a essa dublagem! De acordo com o site da Delart, esse filme foi dublado em 1973 na Delart ainda como Tecnisom, juntamente com o A Fantástica Fábrica de Chocolate (este, sim, tem a dublagem facilmente acessível até hoje). O que se sabe é que o Mário Monjardim dublou Cantinflas (e provavelmente o diretor foi o Telmo, já que dirigiu A Fantástica Fábrica....).
E eu queria ter acesso principalmente porque em O Professor aparecem Ramón Valdés (o Seu Madruga) e Angelines Fernández (a Dona Clotilde) interpretando um casal que é aconselhado fortemente pelo personagem do Cantinflas. Como eu queria saber quem dublou os 2!!!
Obs: como um filme que tem Mário Monjardim no principal, e com certeza com vários dubladores de peso na época no elenco, fez o filme ser um fracasso????
Acho que é simples e pura ignorância, ou algum tipo de amargor pra alegar certa intelectualidade (falsa). Se realmente tivesse um intelecto elevado, saberia da função de acessibilidade da dublagem antes de criticar com tanto asco.
Não sabia da existência da dublagem de cantinflas, isso sim é uma relíquia. Se saiu só pra cinema mesmo, acho q infelizmente se perdeu?
Edit: Cara, esse mundo das dublagens ?perdidas? é mto vasto: Cinema, VHS (depois), avião, alguns canais de tv. Fora casos específicos, tipo aquele filme do 007 que saiu com uma dublagem pra DVD mas o DVD teve um bug e tiveram que redublar