GabrielSa Escreveu:Pelo q entendi, dps do fechamento da AIC, à Herbert passou a ter 90% do mercado (com algumas mudanças leves de acordo com a época) e 5% ia p as outras empresas e 5% p as de Sampa. A Carmen Sheila falou um pouco sobre isso, que alguns dubladores eram extremante engajados na causa, e o Herbert as vezes demorava q pagar, e certos dubladores que eram cabeças do sindicato iam cobrar ele pra pagar em dia, tipo o Jorgeh Ramos. E rolou a greve em busca de regulamentação e de ajustes, quando a greve acabou, muitos se recusaram a aceitar voltar porque a Herbert porque ele foi muito resistente, foi o empresário mais resistente. Muitos até furaram a greve, até dubladores com anos de carreira, mas o Dário de Castro que tinha meses de dublagem não furou por ex. E muitos entraram na época da greve, porque os dubladores se recusaram enquanto não havia regulamentação, e o Herbert tinha muito volume de trabalho e teve que procurar atores pra dublar (Mário Jorge foi um desses que começou na greve). Após o fim da greve, muitos pararam de dublar nos estúdios já existentes por um tempo, por isso montaram a cooperativa Combate (que foi fundada por dubladores, principalmente por cabeças da assembleia pra poderem trabalhar), mas com o tempo passaram a voltar pra as empresas. Vários demoraram anos até voltar a Herbert (Nelly, Carmen Sheila, Lauro Fabiano, Alfredo Martins, Fiori, Marlene Costa), outros demoraram décadas pra voltar (Waldyr Santanna, Pietro Mário, Domicio Costa), e tem até uns que nunca voltaram (Luís Manuel, Pádua, Rodney q chegou a voltar pontualmente) por causa dessa maior resistência do Herbert (em relação outros empresários) e também porque ele foi buscar novos dubladores, inclusive tem dublador antigo que até hoje torce o nariz pra quem entrou na greve. Muita gente até chegou a dublar depois da greve mas saiu dps de 79-80-81, ainda por causa de resquícios da greve como Guálter França e Joaquim Motta (esse voltou pontualmente).
Muitos de Sampa mesmo foram pra Herbert em busca de trabalho por causa desse auto volume e muitos foram chamados pra assumir papéis dos que saíram da empresa, até o Nelson Machado foi chamado, ele só não foi. Nelson Batista foi chamado, o Antônio Moreno mesmo já disse q foi chamado pra Richers pelo Nelson Batista a mando do próprio Herbert em 81 pra substituir o Motta, porque por causa dos resquícios da greve o Joaquim Luís Motta se recusava a dublar qualquer coisa na empresa que não fosse a série dele (Kojak). O Motta inclusive chegou a se recusar a dublar a série e botaram outro (acho q o Chapéu), mas a rejeição foi grande (acho inclusive que ele voltou a dublar o Kojak).
Muito obrigado pelos esclarecimentos. Agora vc citou um nome aí que me chamou a atenção: Domício Costa. Acho que ele nem chegou a trabalhar na Herbert antes da greve de 78, só vindo a pisar mesmo no estúdio lá pelo final dos anos 90 e começo dos anos 2000. Eu mesmo não lembro de ver o nome dele listado em nenhum casting da Herbert antes antes do final dos anos 90. Caso vc conheça algum é só me falar.