H4RRY Escreveu:Saindo um pouco do aspecto dublagem mas ainda sobre a questão de acordos sobre a utilização de vozes por IA.Uma coisa sobre os covers feitos por IA é que em grande maioria eles são "filtros" mais ou menos como o que o Bomber descreveu, e por exemplo no caso do Freddie Mercury, ajuda MUITO se o áudio de referência for de alguém com um estilo de canto parecido; no caso do Freddie Mercury, o match perfeito é o Marc Martel, cantor que ficou conhecido por ter uma grande semelhança vocal com o Freddie. Muitas pessoas usaram covers deles de músicas famosas pra tentar imaginar como seria o Freddie Mercury cantando tais músicas, como por exemplo essa aqui, que desses covers feito por IA é meu preferido:
Tenho visto vários covers de músicas por IA feito por fãs, como por exemplo, Freddie Mercury cantando Adele, The Weeknd cantando Michael Jackson e por aí vai. Tem também os que criam esses covers como uma espécie de zoeira, como Lula cantando Blue Bird de Naruto, Raluca e Diggo cantando Cupid, Manoel Gomes do Caneta Azul cantando várias músicas em inglês etc. Mas nesse caso de Manoel Gomes ainda tem um ponto interessante: fizeram um cover dele por IA cantando uma música Trap, que ficou tão boa que chamou até a atenção dos envolvidos da música original e do próprio Manoel Gomes, firmando uma colaboração oficial:
[video=youtube;CnKAcUaovcI]http://www.youtube.com/watch?v=CnKAcUaovcI[/video]
O ponto é: se até na música estão se firmando acordos com a utilização de voz por IA, é muito provável que isso acontecerá na dublagem também.
[video=youtube;XiZtIARF0iM]https://www.youtube.com/watch?v=XiZtIARF0iM[/video]
Já quando o áudio referência é um cantor com um estilo muito diferente (por exemplo, a Adele que vc citou), fica mais ruinzinho, como se fosse uma fusão entre os dois cantores.
Então eu sinto que esse negócio de "filtro" pode ser algo que vão olhar com cuidado no curto e médio termo, porque a IA ainda não consegue interpretar bem, então precisa desse "input" humano.
True love will find you in the end.