Reinaldo Escreveu:ESTÚDIO:
Cinevideo
DIREÇÃO:
Aline Ghezzi
TRADUÇÃO:
Mário Jorge de Menezes
Nota: Ao final da longínqua carreira da Herbert Richers, o estúdio estabeleceu um contrato com a Fox/MGM e dublou muitas produções desse estúdio. Enquanto desfrutava pela segunda vez do período gratuito do canal MGM do Prime Video, para catalogar algumas produções novas para o fórum, me deparei com uma espécie de padrão enquanto analisava Stargate Atlantis: a ausência de locução. Nas duas últimas temporadas da série, por algum motivo, a Herbert Richers abandonou o uso de locução na série. Não se ouve o Ricardo Telles dizer o titulo e tampouco o nome do estúdio, e não há qualquer tipo de leitura de placas. Me soou estranho esse padrão. Mas ele meio que serviu para eu descobrir, por exemplo, que foi a Herbert quem dublou os telefilmes de Stargate: A Arca da Verdade e Linha do Tempo. O primeiro ainda tem a leitura do titulo pelo Telles, mas o segundo não há qualquer tipo de locução. O padrão observado em Atlantis.
E enquanto analisava outras produções, eu observei esse padrão em dois filmes: Não Adianta Fugir, e este Imaginem Só.
Só que os dados técnicos acima destacados creditam a Cinevideo como o estúdio realizador desta obra. Sendo assim, era para existir, no mínimo, uma locução feita pelo Ricardo Vooght. Mas ela não existe (pelo menos não no arquivo presente no Prime Video). E eu fiquei pensando "Não é possível que esse filme tenha sido feito na Cinevideo". E analisando, eu cheguei à conclusão de que existe a possibilidade desse filme ter sido realizado na Herbert Richers também. É um filme da MGM, lançado em 2008, e o estúdio ainda tinha contrato com a MGM nesse período (Stargate: Linha do Tempo é do mesmo ano, e possui o mesmo padrão). Além do fato de que eu não conheço uma produção da Cinevideo sequer, feita na primeira década de 2000, onde o Ricardo Vooght não tenha dito pelo menos o título da obra. "Mas e os dados técnicos?" vão me questionar. O Reinaldo me disse que foram tirados do Clube Versão Brasileira/Quem Dubla. Pedi ao Tommy Wimmer para fazer uma consulta por esta produção lá, mas o mesmo perdeu o acesso. Eu tenho as minhas ressalvas quanto às informações do Quem Dubla. E eu acredito que esses dados técnicos, se não estão errados, pertencem a outra produção.
Eu poderia resolver esse enigma se tivesse acesso ao DVD, pois acredito que haja créditos de dublagem nele. E se realmente tem, ele deve seguir o padrão dos filmes de Stargate: vão informar diretor, tradutor, elenco e vozes adicionais, mas não informará o estúdio. Quem tiver esse DVD, dos membros do fórum, favor responder ao tópico. Caso não seja membro, mas tem o disco, e quer ajudar a resolver isto, é só mandar um e-mail no [URL="http://dublanet.com.br/forum1/sendmessage.php"]Fale Conosco
[/URL]
Mas, de qualquer forma, pelo que eu expus, não vejo como esta produção ter sido feita na Cinevideo.
Adições:
Pierre Lenoir (Bruce, o vendedor): André Bellisar
Mike Tsar (Earl, motorista do reboque): Paulo Bernardo
Scott Hutchinson (Gerente de palco): Paulo Bernardo
Andrew Mackay (Lenny, porteiro de Camelot): Sérgio Muniz
Annie Murphy (Garota no telefone): Angélica Borges
Outras vozes:
Luiz Sérgio Vieira, Paulo Bernardo, Sérgio Muniz
Só contribuo com o que passa pelo crivo dos meus ouvidos